Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3173
Título: Marketing sensorial para crianças: a relação entre cor, sabor e temperatura
Autor: Fonseca , Ana Carolina Rodrigues
Orientador: Rodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
Palavras-chave: Marketing sensorial -- Crianças
Marketing sensorial -- Cor
Marketing sensorial -- Sabor
Marketing sensorial -- Temperatura
Data de Defesa: 2013
Resumo: A presente investigação tem como principal objetivo perceber o impacto da cor e da temperatura no sabor percebido pelas crianças. Para tal, desenvolveram-se três experiências junto de 200 crianças, com idades entre os 6 e 11 anos, do primeiro ciclo em escolas da cidade da Covilhã, Portugal. Na primeira experiência procurou-se averiguar as preferências das crianças em relação às cores, a segunda investigou concretamente o impacto da cor no sabor e por fim, numa terceira experiência, analisou-se o impacto da temperatura no sabor. Os testes estatísticos utilizados revelaram fortes evidências de que a cor tem influência no sabor percebido, enfatizando-se que as crianças percebem o sabor das soluções de acordo com a sua cor, em vez de se focarem no seu verdadeiro sabor. Desempenhando a associação comercial da cor e sabor um papel fundamental na resposta das crianças. Destaca-se o efeito da temperatura na perceção do mesmo, mais especificamente o acréscimo de dificuldade em perceber o sabor da solução quando esta é apresentada em temperaturas inferiores. Além disso documenta-se que as crianças têm tendência a acertar mais no sabor da sua fruta favorita.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3173
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_FINAL.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.