Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3174
Título: O impacto das cores, do tamanho e do posicionamento dos estímulos visuais na captação da atenção dos consumidores
Autor: Paiva, Daniel Tente
Orientador: Duarte, Paulo
Rodrigues, Ricardo Gouveia
Palavras-chave: Cores - Estímulos visuais
Marketing - Percepção visual
Data de Defesa: 2013
Resumo: O objetivo da presente dissertação é perceber o impacto das cores, do tamanho e do posicionamento dos elementos dos estímulos visuais na captação da atenção dos consumidores, pretendendo-se ainda verificar se existem ou não diferenças significativas entre o sexo masculino e feminino. No que diz respeito à metodologia, utilizando um equipamento de eye-tracking, um conjunto de indivíduos foi sujeito a uma experiência, sendo exposto a estímulos visuais manipulados para assim se conseguir atingir o objetivo previamente apontado. Seguidamente os dados recolhidos foram analisados individualmente, sendo selecionados os estímulos que melhor satisfaziam o propósito do estudo. Esses estímulos selecionados foram então analisados em conjunto, compondo assim o capítulo da análise e discussão dos resultados, sendo sempre tidas em consideração as questões de investigação desenhadas. Por fim foram apresentados os resultados e as limitações e futuras linhas de investigação, sendo feito o balanço final de todo o estudo. De salientar que se atingiram conclusões interessantes, sobretudo relativamente ao impacto do tamanho na captação de atenção dos consumidores, assim como se verificaram diferenças significativas entre os géneros.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3174
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado em Marketing.pdf2,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.