Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3207
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
Autor: Batista, Francisco José Pereira Filipe Sousa .
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Escola
Actividade física - Crianças - Obesidade
Fitnessgram
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Capítulo 1 O presente estágio foi realizado no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tem como principal objectivo descrever a minha actividade de professor estudante, pretendendo realizar uma introspecção acerca do trabalho efectuado, relativamente ao planeamento e leccionação, na intervenção relativa à turma identificando e enumerando tanto os aspectos positivos como os negativos, permitindo assim, tornar as minhas futuras prestações mais eficazes e eficientes, bem como fornecer algumas sugestões para, se possível, melhorar o funcionamento do Estágio Pedagógico em anos futuros. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil, associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia quando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma), e finalmente avaliar a evolução composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3207
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio Estágio Francisco Batista.pdfDocumento principal1,46 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.