Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3212
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor: Esteves, Ana Filipa Simões
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Actividade física - Actividade lectiva
Actividade física - Motivação
Actividade física - Comportamento pessoal
Desporto escolar
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Capítulo 1 – ESTÁGIO PEDAGÓGICO O presente relatório foi elaborado com o intuito de reflectir os acontecimentos ocorridos ao longo de um ano lectivo de Estágio Pedagógico, na área de Educação Física, na Escola Secundária Frei Heitor Pinto. A origem essencial deste relatório consiste na descrição e análise dos acontecimentos vividos ao longo deste ano lectivo, salientando as actividades desenvolvidas na actividade lectiva, nomeadamente o planeamento, a realização e avaliação e nas actividades de componente não lectiva. Este relatório faz ainda uma breve caracterização das turmas que foram atribuídas ao núcleo de estágio, e que contribuíram para o desenvolvimento da formação dos estagiários. Palavras-chave: Educação Física, Formação, Ensino Capítulo 2 – A RELAÇÃO ENTRE OS MOTIVOS QUE LEVAM A ACTIVIDADE DESPORTIVA E AS ATITUDES ADAPTADAS EM CONTEXTO DESPORTIVO – ANÁLISE POR NÍVEL DE ESCOLARIDADE O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação dos motivos que conduzem os jovens à prática desportiva com as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificamos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3212
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio_Ana Esteves.pdfDocumento principal1,27 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.