Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3214
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Teixoso
Autor: Melo, Marco António Lopes
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Escola
Actividade física - Crianças - Ensino básico
Desporto escolar
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Capítulo 1. O presente documento enquadra-se na unidade curricular de Estágio Pedagógico, pertencente ao último ano do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior. Este Estágio Pedagógico decorreu na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso, sob orientação do Professor Doutor Júlio Martins (através do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior) e da Professora Ana Paula Pereira (pela Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Teixoso). O principal objectivo deste estágio é de habilitar o aluno a desempenhar qualquer função como professor de Educação Física em contexto escolar. Ao longo deste ano lectivo foi possível participar em inúmeras actividades que vão ao encontro do objectivo supramencionado. Entre elas destacam-se a Leccionação, Desporto Escolar, Desporto Adaptado, Tutoria, Projecto Pró-Lúdico e Actividades Extra-Curriculares. No final do presente Estágio Pedagógico sinto-me capaz de integrar e desempenhar qualquer função de um Professor de Educação Física. Capítulo 2. O Projecto Pró-Lúdico é uma ferramenta recente criada para combater o galopante aumento da obesidade infantil. Identificaram-se 47 alunos (5º, 6º e 7º anos), de uma escola do concelho da Covilhã (Castelo Branco, Portugal), como estando em excesso de peso e/ou obesidade. Destes, apenas 6 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de actividade com uma duração de 12 semanas (sessões bissemanais, com uma hora de duração cada), privilegiando intensidades moderadas e vigorosas predominantemente aeróbias, com o objectivo de melhorar as variáveis antropométricas e capacidade aeróbia. Entre os principais resultados, intragrupo experimental, destaca-se a melhoria de 5 dos 6 sujeitos, em todas as variáveis em estudo. Quando comparado com o grupo de controlo, os resultados foram significativos (inferiores a 0,05) ao ponto de se poder afirmar que o programa melhorou a composição corporal.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3214
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Marco Melo (m2925).pdfDocumento principal812,16 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.