Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3216
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária da Sé - Guarda
Autor: Torres, Bruno Miguel Martins
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Ensino - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Desporto escolar
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Serve o presente documento para efectuar uma resenha, crítica e reflexiva, acerca das experiências vivenciadas em contexto de Estágio Pedagógico no Ensino de Educação Física, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, ministrado na Universidade da Beira Interior. Segundo Siedentop (2008), “ (…) a melhor maneira de melhorar as habilidades de ensino consiste em levar a cabo experiências em condições em que é possível obter informações sobre o grau de alcance dos objectivos a que nos propomos.” Neste sentido, neste mesmo documento tento descrever as principais vivências, perecepções e reflexões associadas ao processo de Estágio Pedagógico, dando a conhecer um pouco dos conhecimentos e dos ensinamentos mais significativos, bem como das dificuldades que fui encontrando ao longo do mesmo. O Estágio Pedagógico decorreu na Escola Secundária da Sé – Guarda, realizado em conjunto com mais dois Professores Estagiários, os quais formávamos o Grupo de Estágio de Educação Física. Ficaram encarregues de efectuar o acompanhamento do processo, o Professor Orientador da UBI, Prof. Dr. Júlio Martins e o Professor Orientador da Escola, Prof. João Santana. Este documento, de carácter pessoal, onde pretendo desenvolver e dar a conhecer a minha perspectiva sobre “a arte de ensinar”, encontra-se dividido, de uma forma geral, em dois capítulos fundamentais. No primeiro capítulo, relativo ao Estágio Pedagógico, onde pretendo efectuar uma resenha sobre todo o processo, começo por elaborar uma breve Introdução seguida dos Objectivos que defini no ínicio do Estágio Pedagógico. Ainda neste capítulo, efectuo uma breve Caracterização da Escola Secundária da Sé, descrevendo também quais os objectivos principais do Grupo Disciplinar de Educação Física. Posteriormente, descrevo de forma célere e sintetizada, as principais actividades desenvolvidas ao longo deste ano lectivo, na função de Professor Estagiário. Termino este capítulo com a temática “Estágio Pedagógico. De aluno a Professor…” onde pretendo reflectir sobre o contributo do Estágio para a minha formação, seguida de uma série de Considerações Finais sobre o mesmo. No segundo capítulo, apresento o meu trabalho de investigação, relativo à Disciplina de Seminário II, o qual foi desenvolvido ao longo do ano lectivo, na Escola que me acolheu como Professor Estagiário. O principal objectivo do estudo visava aferir acerca da possível associação entre os Aspectos Sociológicos e o nível de Actividade Física dos Jovens Adolescentes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3216
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio Pedagógico.pdfDocumento principal451,53 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.