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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
Autor: Brandão, Nuno Miguel de Pinho
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Índice de massa corporal
Educação física - Crianças - Obesidade
Fitnessgram
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Capítulo 1 No presente Relatório de Estágio, o estagiário pretende descrever as experiências e vivências durante o ano lectivo 2010/11, na Escola Secundária Campos Melo, tornando claro as competências que adquiriu e as intervenções/actividades realizadas. Este estágio surge de acordo com as políticas e normas de organização do sistema educativo português como conclusão do 2º ciclo de estudos no Ensino Básico e Secundário em Educação Física e obtenção do Grau de Mestre. Foi realizado na Escola Secundária Campos Melo, localizada na Covilhã, possuindo a escola, para além do Ensino Básico 3º ciclo e do Ensino Secundário, Ensino Secundário Profissional, Cursos de Educação e Formação e Cursos de Educação. Palavras – chave: educação, estágio. Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil. Associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia aquando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma) e, finalmente, avaliar a evolução da composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3218
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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