Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3219
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor: Pires, Francisco Luís Fradique
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Actividade física - Actividade lectiva
Actividade física - Motivação
Actividade física - Comportamento pessoal
Desporto escolar
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Capítulo 1. No relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto – Covilhã durante o ano lectivo 2010/2011, tentaram descrever-se com rigor todas as actividades realizadas numa amostra de 3 turmas de Educação Física, entre Ensino Secundário e Ensino Profissional, onde foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico na tentativa de proporcionar diferentes tipos de ganho aos alunos. Com ênfase dado às áreas integrantes e avaliadas no Estágio Pedagógico (Actividade Lectiva, Participação na Escola, Relacionamento com a Comunidade), tentou realizar-se para além de um relato das acções desenvolvidas, uma reflexão crítica sobre todos os pontos considerados relevantes dentro das áreas referidas, fundamentando tomadas de decisão e diferentes perspectivas acerca das partes que influenciam a actuação de um Professor. Foi possível neste processo concluir que o Estágio Pedagógico é uma ferramenta essencial e indispensável para a operacionalização e reformulação de ideias, transformando a acção docente progressivamente com um sentido de procura de melhorias. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Actividade Lectiva, Participação na Escola, Relacionamento com a Comunidade. Capítulo 2. O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação entre os motivos que conduzem os jovens à prática desportiva e as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo, relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades de 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificámos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3219
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
R. Estágio 2010-2011 - Francisco Pires.pdfDocumento principal1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.