Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3220
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor: Sanches, Fábio Alexandre Pires
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Motivação
Actividade física - Comportamento pessoal
Desporto escolar
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: Capítulo 1. O primeiro capítulo do documento centra-se no estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, sob a orientação do Prof. Carlos Elavai e do Prof. Júlio Martins. Esta experiência permite a finalização do trabalho desenvolvido ao longo de dois anos no Mestrado nas Ensino de Educação Física nas Escolas Secundárias e Básicas. O nosso estágio resumiu-se ao acompanhamento das três turmas estabelecidas ao orientador, com este a desempenhar um papel fundamental na orientação de todas as nossas actividades desenvolvidas no seio da escola. A participação na escola deve envolver quatro parâmetros, a leccionação, o acompanhamento de uma equipa de desporto escolar, assumir uma direcção de turma e desenvolver investigações no contexto escolar. Face a todas as actividades desenvolvidas na escola durante o ano lectivo, este documento, visa relatá-las para conhecimento público e compreensão do trabalho desenvolvido. Palavras-chave: Estágio; Educação Física; Pedagogia; Processo ensino-aprendizagem. Capítulo 2. O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação dos motivos que conduzem os jovens à prática desportiva com as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificamos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3220
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Fábio Sanches.pdfDocumento principal1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.