Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3233
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária [com] 3º CEB da Sé - Guarda
Autor: Sousa, Patrícia Filipa Saraiva de
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Actividade física - Aspectos psicológicos
Actividade física - Adolescentes - Estado de humor
Desporto escolar
Data de Defesa: Jun-2011
Resumo: O presente documento, relatório de estágio pedagógico, encontra-se subdividido em dois capítulos. O primeiro capítulo refere-se a todos os aspectos directamente relacionados com o estágio, desde a caracterização da escola onde foi realizado o estágio, a Escola Secundária da Sé – Guarda; à caracterização das turmas com que tive oportunidade de trabalhar; a descrição das actividades que desenvolvi ao longo do ano, bem como os aspectos mais marcantes deste ano de estágio. Do segundo capítulo faz parte o trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, correspondente ao seminário II deste ciclo de estudos. Neste trabalho procurei estudar a influência da prática regular actividade física programada nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Sendo assim, posteriormente explicarei de forma mais resumida o conteúdo de cada um dos capítulos. Capítulo 1 Este capítulo refere-se a todas as informações associadas ao estágio pedagógico, desde os objectivos do estágio, à caracterização da escola e turmas com as quais tive oportunidade de trabalhar. Consta também a descrição das actividades desenvolvidas ao longo do ano, e a importância que tiveram no meu crescimento profissional e pessoal. De uma forma simplificada procuro também esclarecer a dinâmica que adoptei nas minhas aulas, o relacionamento que consegui criar com as turmas e o meu desempenho enquanto professora de educação física. Então, neste primeiro capítulo estarão descritas de uma forma mais ou menos detalhada, todas as experiências que para mim foram mais significativas ao longo deste ano de Estágio. Capítulo 2 Este capítulo refere-se ao trabalho de investigação realizado no âmbito escolar, através do qual o meu objectivo, em concordância com o orientador da Faculdade Prof. Doutor Aldo Costa, foi estudar a influência da prática regular de Actividade Física nos estados de humor de adolescentes e jovens em idade escolar. Numa sociedade cada vez mais stressada, mais tensa, com inúmeros problemas do foro psicológico, é fundamental procurar uma forma eficaz de combater esta epidemia. Deste modo, a Actividade Física surge como a “chave que abre a porta” da Saúde física, mental e psíquica. No artigo que desenvolvemos procuramos esclarecer os benefícios psicológicos que a prática regular de Actividade Física nos pode oferecer. Através do nosso estudo em crianças, adolescentes e jovens, pretendemos averiguar se existem diferenças significativas nos perfis de estados de humor de alunos que praticam actividade física extra-escolar, em relação aos que não praticam e consequentemente se os alunos que praticam este tipo de actividades apresentam benefícios a nível psicológico que os outros não apresentem.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3233
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
1. Capa - Folha de Rosto - Agradecimentos..pdfCapa217,1 kBAdobe PDFVer/Abrir
2. Relatório de Estágio.pdfDocumento principal363,47 kBAdobe PDFVer/Abrir
3. Seminário II.pdfSeminário359,74 kBAdobe PDFVer/Abrir
4. Bibliografia - Anexos.pdfBibliografia, Anexos174,99 kBAdobe PDFVer/Abrir
5. Anexo 1 - Aula Nº 46 e 47.pdfAnexo 1711,25 kBAdobe PDFVer/Abrir
6. Anexo 2 - Aula Nº 46 e 47.pdfAnexo 2357,7 kBAdobe PDFVer/Abrir
7. Anexo 3 - Questionário POMS - Seminário II.pdfAnexo 3158,72 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.