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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Campos Melo
Autor: Dias, Renato Miguel Pinto
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino-aprendizagem
Actividade física - Escola
Actividade física - Obesidade infantil
Fitnessgram
Data de Defesa: Jun-2010
Resumo: Capítulo 1 O estágio pedagógico, é um momento de transição, pois marca o fim de um ciclo e o início de um novo ciclo. O aluno deixa-o de ser exclusivamente, para se dedicar também à formação, desempenhando o papel de docente no contexto escolar. O presente estágio foi realizado no ano lectivo de 2010/2011, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo seus objectivos centrados em três áreas de intervenção, a primeira área de intervenção relativa ao planeamento e leccionação, a segunda área de intervenção relativa à direcção de turma, e finalmente a terceira área de intervenção relativa ao Desporto Escolar. Palavras – chave: Estágio Pedagógico, Ensino-Aprendizagem, Contexto Escolar Capítulo 2 Em Portugal tem vindo a aumentar a prevalência de obesidade infanto-juvenil, associado a este problema está o facto do nível de actividade física ser cada vez menor, visto que estes adoptam um estilo de vida mais sedentário. O presente estudo é experimental, utilizando dois grupos na amostra, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo constituídos por 12 alunos com idades compreendidas entre os 13 e 16 anos, matriculados na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, Portugal, tendo como característica de admissão encontrar-se fora dos valores saudáveis do IMC, ou fora dos valores saudáveis do Fitnessgram. Como objectivos para o estudo, pretende-se avaliar a composição corporal dos alunos com excesso de peso e obesidade, avaliar a resistência aeróbia quando submetidos a um programa individualizado de treino com duração de 10 semanas (2 sessões de treino por semana, com 60 minutos cada uma), e finalmente avaliar a evolução composição corporal dos alunos. Em termos de resultados, verifica-se que todos os elementos do grupo experimental obtiveram melhorias, sendo algumas significativas p<0,05, nomeadamente ao nível da resistência aeróbia. Verificou-se ainda melhoria do IMC, onde alguns elementos do grupo experimental passaram de parâmetros de pré-obesidade para os parâmetros da zona saudável.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3236
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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