Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3244
Título: Experiências de Termodinâmica na Sala de Aula
Autor: Saraiva, Ana Paula Alexandre
Orientador: Costa, João Pinheiro da Providência e
Palavras-chave: Termodinâmica
Temperatura - Energia
Data de Defesa: 2012
Resumo: Esta tese foi realizada no âmbito da disciplina de Estágio em Física e Química, do 2º ciclo de estudos em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. A prática de ensino supervisionada já havia sido realizada na Escola E. B. 2,3 de Inês de Castro (Coimbra). As atividades que constam deste trabalho, na área da Termodinâmica, foram desenvolvidas no âmbito da minha função de professora do grupo 510, no Agrupamento de Escolas de Pinhel (Guarda), com os alunos do 8º ano (Ciências Físico-Químicas) e com os alunos do 10º ano (Física e Química A). Algumas experiências foram realizadas em contexto de sala de aula e outras deram origem à criação de um ”clube de ciência” não oficial com um grupo de alunos de 8º e 10º anos, que prescindia de tempos livres para comparecer no laboratório. Algumas das experiências partiram de sugestões dos próprios alunos. Com o trabalho desenvolvido pretendia-se, para além da transmissão de conhecimentos, incutir nos jovens alunos a vontade de saber mais, de ir mais além e de gostar da ciência pela ciência. Também era nosso objetivo realçar a importância que a ciência e a tecnologia têm na melhoria das condições de vida do ser humano e incentivar e motivar os alunos para prosseguirem os seus estudos na área das Ciências Naturais. A realização deste trabalho foi também uma excelente oportunidade para retirar da prateleira alguns aparelhos e instrumentos didáticos antigos que fazem parte do “mini” museu de Física e Química da Escola Secundária de Pinhel. A esmagadora maioria das atividades foi realizada com materiais de baixo custo e de uso corrente (tanto no laboratório como no dia-a-dia) ou mesmo com materiais reciclados ou reutilizados. Para as várias atividades realizadas procurou-se fazer um enquadramento teórico e são apresentadas as conclusões dos alunos. A realização desta tese, assim como das atividades científicas e experiências, integra-se num âmbito mais alargado no Clube de Ciência Pêro da Covilhã.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3244
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Física e Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Aparece nas colecções:FC - DQ | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Ana Paula.pdf4,42 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.