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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor: Pinho, Elsa Isabel Cesário Pina
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Prática desportiva - Ensino secundário
Aptidão física - Jovens - Aptidão aeróbia
Data de Defesa: Jun-2012
Resumo: Capítulo 1. O estágio pedagógico é um processo fundamental na conclusão do Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde é possível colocar em prática todos os métodos e técnicas aprendidas anteriormente, através do contato com a realidade escolar e com toda a comunidade envolvente. Neste relatório é descrito todo o decurso do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2011-2012. Para além da caracterização da Escola e da amostra, é descrito todo o processo de lecionação de cada unidade didática. As atividades organizadas quer pelo grupo de Educação Física quer pelo grupo de estágio, são também descritas. Ainda na intervenção do grupo de estágio são referidos aspetos fundamentais a ter em conta na direção de turma, assim como, as tarefas necessárias e realizadas por cada estagiário neste âmbito. No que diz respeito ao Desporto Escolar, cada estagiário ficou afeto a um grupo equipa, acompanhando os treinos e competição. Capítulo 2. A prática desportiva é fundamental para a promoção de uma vida saudável. Deste modo é imprescindível incutir nos jovens em idade escolar que o exercício físico é capital para um crescimento e uma idade adulta saudável. A aptidão aeróbia é uma variável fulcral da aptidão física sendo medida em vários estudos através do teste Vaivém, colocando a amostra em Zona Saudável (ZS) e Zona Não Saudável (ZNS) mediante os percursos de 20 metros realizados e a idade da amostra. Segundo os testes realizados, neste e noutros estudos similares, verificamos que a prática desportiva para além das aulas de Educação Física (Grupo2) torna-se fundamental para a uma vida ativa e saudável, comparativamente com os alunos que apenas mantêm como prática desportiva, as aulas de Educação Física (Grupo1). Pois, de acordo com a análise dos resultados, aferimos que cerca de 72 alunos pertencentes ao Grupo2 estão enquadrados na ZS, e do Grupo1 temos apenas 15 alunos na ZS. Para esta análise foi sempre considerado um valor de significância p <0,05. Assim, concluímos que a prática de atividades desportivas para além das aulas de Educação Física é essencial para uma favorável aptidão aeróbia e aptidão física, e consequentemente, uma vida saudável.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3283
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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