Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3284
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Autor: Simões, Ricardo Miguel
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Desporto escolar - Ensino secundário
Aptidão física - Jovens - Obesidade
Aptidão física - Jovens - Actividades desportivas
Fitnessgram
Data de Defesa: Jun-2012
Resumo: Capítulo1 (ESTÁGIO) O presente documento regista o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no Estágio Pedagógico, que se realizou na Escola Secundária Quinta das Palmeiras ao longo do presente ano escolar. Este estágio tinha como objetivo adquirir conhecimento na realidade que envolve um professor de Educação Física, a nível da lecionação, da direção de turma e do desporto escolar. Para além destes objetivos foram alcançados outros no que diz respeito ao relacionamento com a comunidade escolar, organização e operacionalização de atividaes não letivas e ainda na aquisição de experiência em reuniões quer de grupo quer de departamento. No acompanhamento de todo este processo esteve o orientador de Estágio (Dr. Nuno Rodrigues) e o orientador da UBI (Prof. Dr. Júlio Martins). Após este ano letivo, considero que reúno mais competências para desempenhar, com sucesso, a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo2 (SEMINÁRIO II) Neste capítulo é apresentado um estudo, onde o objetivo foi avaliar os efeitos da aplicação de um programa de atividade física com volumes diferentes ao longo de dez semanas em alunos pré-obesos e obesos. Após a seleção, foram identificados 81 alunos, sendo que apenas 20 foram autorizados, pelos encarregados de educação, a integrar o programa de atividade física. Assim dos 20 alunos que entregaram autorização a participar no programa, dividiu-se o grupo em dois, ficando cada grupo experimental com 10 alunos, onde variava apenas o volume semanal de atividade física. O grupo controlo foi selecionado aleatoriamente no grupo de alunos que não entregou autorização a participar nas atividades, ficando com uma amostra de 20 alunos. Para avaliação da composição corporal e dos níveis da aptidão física, foi utilizada a bateria de testes do Fitnessgram, em ambos os grupos, antes e após as dez semanas do programa. No final, de uma forma geral pode concluir-se que os alunos que frequentaram o plano de atividade física melhoraram a composição corporal e a aptidão física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3284
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Estágio_Pedagógico.pdfDocumento principal726,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.