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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária c/3º ciclo do Fundão
Autor: Mendes, André Paulo
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Planeamento de actividades
Educação física - Ensino secundário
Data de Defesa: Jun-2012
Resumo: Capítulo 1 O relatório de estágio que agora apresentamos enumera, descreve e analisa criticamente todo o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico correspondente ao presente ano letivo e que é parte integrante do segundo ano do ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Secundária com 3.ºCiclo do Fundão tendo como orientador de estágio o professor António Belo e orientador de mestrado do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira interior, o Professor Doutor Júlio Martins. O objetivo primordial do estágio, além da aquisição de competências, foi de nos certificar e habilitar para exercermos a atividade docente na área de educação física. No ano letivo 2011/2012 tivemos à nossa responsabilidade a lecionação das turmas 7.ºB, 10.ºCT2 e 11.ºCT1, assim como a leccionação de desporto adaptado (natação) a um aluno do 10.ºLH. Como complemento à leccionação tivemos a responsabilidade de assumir no desporto escolar o grupo equipa de futsal juvenis masculinos e realizarmos, nas diferentes turmas, trabalho relativo às direções de turma. Neste sentido, e após terminar o respetivo ano letivo, julgamos que adquirimos todas as competências necessárias para podermos desempenhar, com sentido de responsabilidade e competência, a função docente para a qual o mestrado nos habilita. Capítulo 2 Este estudo teve como objetivo, caraterizar os hábitos alimentares dos alunos que frequentam o ensino secundário, da Escola Secundária com 3.º ciclo do Fundão e que apresentavam valores de índice de massa corporal (IMC) acima do normal. Este estudo descritivo envolveu uma amostra de 176 alunos, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. Os resultados indicam-nos que, relativamente ao IMC superior ao normal, 53,9% são do género masculino e 46,1% do género feminino, quanto aos hábitos alimentares a maioria, 46,2%, tem bons hábitos alimentares, 26,9% têm hábitos alimentares não satisfatórios e 26,9% razoáveis. Relativamente aos níveis de atividade física, constatamos que os rapazes apresentam níveis superiores quando comparados com as raparigas. Conclui-se que, os rapazes têm melhores hábitos alimentares, mas também têm tendência para apresentar índices de massa corporal acima do normal. No que respeita às raparigas verificou-se que as que residem em meio urbano têm hábitos alimentares piores do que as que residem no meio rural.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3286
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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