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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária c/3º ciclo de Amato Lusitano
Autor: Correia, Rita Isabel Belo
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Prática desportiva - Ensino secundário
Treino desportivo - Jovens - Contexto escolar
Data de Defesa: Jun-2012
Resumo: O presente documento diz respeito ao relatório de estágio pedagógico, realizado no ano letivo 2011/2012 na Escola Secundária com 3º ciclo Amato Lusitano, em Castelo Branco. O relatório de estágio tem como principal objetivo fazer uma descrição e análise das atividades realizadas, onde foram aplicados e aperfeiçoados todos os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico. Ao longo deste ano letivo, desenvolveram-se estratégias, reformularam-se ideias de forma a transformar positivamente a atuação de um futuro professor de educação física. É importante referir que o estágio pedagógico é uma ferramenta fundamental na formação de qualquer estudante, pois permite, de uma forma progressiva, aprofundar conteúdos, bem como estratégias, distinguindo as vantagens e traçando os benefícios das mesmas para o futuro. O exercício físico constitui um importante fator para garantir níveis de saúde e bem-estar do ser humano. Particularmente as aulas de Educação Física assumem uma importante responsabilidade no que toca à promoção da aptidão física associada à saúde, visando a criação de hábitos de vida saudáveis e fisicamente ativos. Objetiva-se no presente estudo: i) observar o efeito de um programa de treino de resistência aeróbia e velocidade, durante seis semanas, em alunos do ensino secundário; e, ii) saber de que forma este programa pode influenciar os resultados do pré-teste realizado (teste da milha, sprint de 20 m, salto com contra movimento, e arremesso da bola medicinal), comparando-os, também, com os resultados do grupo de controlo. Com base nestes dados, podemos concluir que com um programa de treino da resistência e velocidade, foram registadas melhorias significativas em ambas as capacidades motoras, quer no género feminino, como no masculino. Verificámos ainda que este programa de treino influenciou significativamente os resultados do teste do CMJ. Achamos de grande importância o treino específico das capacidades motoras nas aulas de educação física, de forma a melhorar o desempenho motor dos jovens.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3288
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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