Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3311
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano
Autor: Duarte, Fábio Henrique Dias
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Prática desportiva - Ensino secundário
Educação física - Ensino-aprendizagem
Prática desportiva - Jovens - Resistência aeróbia
Treino desportivo - Jovens
Data de Defesa: Jun-2012
Resumo: Capítulo 1 Em resultado do trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo 2011/12, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado na Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano, foram abordadas as diversas áreas-chave que fazem parte dos objetivos/pressupostos do mesmo. O objetivo principal foi descrever toda a minha atividade, enquanto professor estagiário, tentando sempre realçar tanto os aspetos positivos como os negativos, de forma construtiva. De uma forma geral, foram descritos tanto os objetivos como a metodologia aplicada. A análise crítica feita foi estruturada de acordo com os diferentes objetivos propostos no início do ano letivo, tanto ao nível da escola como do grupo de Educação física, e mais particularmente ao nível do professor estagiário. Assim, de acordo com as características da escola e das turmas em que lecionei, o planeamento das aulas foi determinado de uma forma rigorosa e profissional, nunca descurando as indicações dos programas curriculares de Educação Física. As estratégias utilizadas tiveram sempre em conta os recursos disponíveis na escola, tanto ao nível das pessoas/comunidade escolar como ao nível dos materiais/espaços para a prática, com sucesso, das atividades letivas. Também foram alvo de reflexão crítica, a parte relativa à direção de turma e a que diz respeito às atividade realizadas na escola, tanto letivas como não letivas. De acordo com as diferentes perspetivas que fui tendo no decorrer deste ano letivo, sinto que contribuí positivamente para a formação dos alunos, assim como para a minha própria formação, numa perspetiva dinâmica enquanto agente do ensino. Capítulo 2 Este estudo procurou verificar a influência de um programa de treino combinado, durante 6 semanas em jovens do ensino secundário. O treino foi composto por uma componente de resistência aeróbia, velocidade, força de membros superiores e inferiores. A amostra foi constituída por um grupo experimental (GE; n=30; 19 raparigas e 11 rapazes; realizou programa de treino combinado) e por outro grupo de controlo (GE; n=26; 13 raparigas e 13 rapazes; não realizou programa de treino). Foi realizada uma avaliação inicial e final, procedendo-se ao levantamento dos dados antropométricos, bem como dos testes da milha, velocidade, salto vertical com contramovimento e lançamento de bola medicinal. Os resultados indicaram que, em ambos os géneros do GE, houve melhorias muito significativas nos testes finais das variáveis avaliadas, relativamente aos iniciais (p<.010), excetuando no teste da milha das raparigas, havendo diferenças consideradas moderadamente significativas (p<.050). Nos resultados entre grupos, aferiram-se significâncias moderadas nas avaliações finais dos rapazes nos testes da milha e lançamento (p<.050), havendo também nas raparigas diferenças muito significativas na velocidade, salto e lançamento (p<.010). Concluiu-se que do programa de treino resultaram melhorias em relação às variáveis estudadas, perspetivando que futuramente haja uma análise mais aprofundada da influência do treino nos jovens.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3311
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATORIO ESTÁGIO FINAL M3861.pdfDocumento principal3,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.