Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3312
Título: Relatór̤io de estágio pedagóg̤ico : Escola Secundária c/3º Ciclo do Fundão
Autor: Matos, Rodrigo Silva da Costa
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Prática desportiva - Ensino Secundário
Prática desportiva - Alunos com necessidades educativas especiais
Data de Defesa: Jun-2012
Resumo: Capítulo 1. - Estágio Pedagógico O Relatório de Estágio apresenta-se como o local de relato e análise de todo o trabalho desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo 2011/2012, que correspondeu ao Estágio Pedagógico, inserindo-se no segundo ano do ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O meu estágio desenrolou-se na Escola Secundária c/3º Ciclo EB Fundão, na qual tive como orientador o professor António Belo e relativamente à Universidade da Beira Interior, mais concretamente ao Departamento Ciências do Desporto, o Professor Doutor Júlio Martins, teve o cargo de orientador dos alunos estagiários. O estágio pedagógico, sintetizando, tem como objetivo principal, a certificação de habilitações para o estagiário ganhar instrumentos através da vivência de experiências práticas, que lhe permitam exercer qualquer função na vastíssima área onde se insere o Professor de Educação Física. Neste ano letivo, eu enquanto estagiário, exerci a função de professor de Educação Física de uma turma do ensino básico e duas do secundário. Tive a meu cargo o desporto escolar de Futsal, a natação como apoio ao aluno com necessidades educativas especias e colaborei com diretoras das três turmas. Em todas estas vertentes, organizámo-nos de modo rotativo entre os estagiários, para todos vivenciarem as mesmas situações. Terminando o ano e o estágio pedagógico, tenho uma noção mais clarificada das funções de professor, pois este possibilitou-me adquirir competências únicas, que me motivaram muito para a profissão de docente de Educação Física, na esperança que em breve esse sonho se concretize. Capítulo 2. – Seminário II O objetivo desta investigação consiste em verificar se existem diferenças motivacionais entre os alunos dos dois tipos de ensino (Regular e Profissional) para a aula de Educação Física, e se estas incidem em motivos instrínsecos ou extrínsecos. É uma pesquisa que se carateriza como descritiva, com uma amostra de 128 alunos, entre os 15 e 20 anos, sendo 64 alunos de cada Ensino. O instrumento de recolha de dados foi o questionário de Kobal (1996), que identifica em 32 itens, inseridos em 3 questões fundamentais, a motivação ao nível de fatores intrínsecos e extrínsecos. Na análise e tratamento dos dados, utilizou-se o SPSS (Versão16) e aplicou-se o T-Test, para a obtenção das médias e desvio padrões face às variáveis independentes. De acordo com os resultados obtidos, afirmamos que os dois tipos de ensino se motivam principalmente por motivos intrínsecos, e relativamente às diferenças entre ambos, o ensino regular está mais motivado que o profissional em ambas as vertentes motivacionais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3312
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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