Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3339
Título: A relação pedagógica na sala de aula
Autor: Esteves, Luis Miguel
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Relação pedagógica
Relação professor-aluno - Sala de aula
Relação pedagógica - Educação física - Sala de aula
Educação física - Ensino-aprendizagem - Relação pedagógica
Relação pedagógica - Afectividade
Data de Defesa: Out-2012
Resumo: Esta dissertação volta-se para um dos problemas centrais e fundadores de todo o processo de ensino-aprendizagem, a relação pedagógica na sala de aula. Foi realizada uma investigação aplicada que caraterizou a realidade de um Agrupamento de Escolas de Guimarães. Definimos a relação pedagógica na sala de aula no universo dos alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura no ano letivo 2011/2012, sendo a amostra constituída por 86 alunos e 21 professores onde foram estudados os critérios de profissionalidade da relação pedagógica na sala de aula. Desta forma, caraterizamos a relação pedagógica na sala de aula segundo o ponto de vista dos alunos, em função do género, e dos professores. Caraterizamos também a relação pedagógica na aula de educação física no ponto de vista dos alunos; As perceções dos professores e alunos sobre o que se passa na sala de aula foram recolhidas através da aplicação de dois questionários, um dirigido aos alunos e outro aos professores, sendo ambos constituídos apenas por perguntas fechadas. Compilando as informações recolhidas e tratadas estatisticamente em quadros, realizamos uma análise e discussão dos resultados, sob o ponto de vista dos alunos, na perceção destes quanto aos fatores importantes na relação pedagógica na sala de aula, as dificuldades encontradas, disciplinas preferidas e a comparação dos resultados entre género e sob o ponto de vista dos professores, na perceção quanto aos fatores importantes na relação pedagógica na sala de aula, nos 2 grupos de estudo e as dificuldades encontradas. De uma forma geral, constatámos que a perceção da relação na sala de aula por parte dos professores não diverge da perceção da relação na sala de aula por parte dos alunos, considerada como boa por ambos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3339
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relacao_Pedagogica.pdfDocumento principal647 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.