Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3345
Título: Nível de atividade física global dos alunos da Escola Básica do 2º e 3º ciclos D. Manuel I de Pernes do concelho de Santarém : um estudo de caso
Autor: Nunes, Rui Alexandre Mendes Pereira
Orientador: Costa, Aldo Matos da
Palavras-chave: Educação física
Educação física - Modalidades praticadas
Educação física - Nível desportivo
Actividade física - Género - Idade
Data de Defesa: Out-2012
Resumo: É hoje em dia consensual que a aquisição e adoção de hábitos de atividade física e desportiva em crianças e jovens traz inúmeros benefícios na saúde de cada um e na sua sociabilização plena, além de propiciar na idade adulta um estilo de vida mais ativo e saudável. Assim, a Educação Física surge como uma área privilegiada de intervenção e de ação na transmissão de comportamentos que incentivem e proliferem a atividade física e desportiva. O objetivo deste estudo foi caracterizar os diferentes níveis de atividade física global dos alunos da Escola Básica do 2º e 3º ciclos D. Manuel I de Pernes do concelho de Santarém. A população selecionada para este estudo é composta pelos alunos de ambos os géneros pertencentes à escola referida, sendo a amostra constituída por 200 alunos, distribuídos pelos 2º e 3º ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. A avaliação do nível de atividade física foi realizada através da aplicação do questionário de atividade física, proposto por Telama et al. (1997). Algumas questões do questionário desenvolvido por Cloes et al. (1997) foram igualmente aplicadas, com o intuito de conhecer a natureza da atividade física realizada (distinguindo atividade física orientada de não orientada por um treinador), as modalidades mais praticadas fora do contexto escolar, caracterizando o nível desportivo e o tempo de prática. Também foram colocadas questões de forma a ficarmos a saber qual o meio de transporte mais utilizado pelos alunos na deslocação para a escola e o seu tempo de percurso, e, por último, conhecer os resultados escolares obtidos na última avaliação a Educação Física. A análise preliminar das informações foi efetuada sob a forma de estatística descritiva (média e desvio padrão). Com vista a analisar as diferenças existentes no índice de atividade física (IAF) entre os alunos relativamente ao género, idade, ano, ciclo de escolaridade e resultados escolares à disciplina de Educação Física, recorremos ao teste t de student e ao teste one-way ANOVA para variáveis com mais do que duas classes. O grau de associação entre os diferentes IAF, a idade e os resultados escolares foi conhecido pela aplicação do teste paramétrico de Correlação R de Pearson. Os resultados indicaram que mais de metade da população estudada não realiza nenhuma atividade física de lazer ou participa em competições desportivas, além da realizada nas aulas de Educação Física. Apresentaram um IAF enquadrada entre o “Pouco Ativos” e o “Moderadamente Ativos. Verificámos que os alunos do sexo masculino apresentaram um IAF superior aos do sexo feminino (p>0.05) e que foram os alunos de 13 e 14 anos (p=0.065) que demonstraram possuir um IAF mais elevado. O 2º e 3º ciclos apresentaram um IAF muito idêntico (p>0.05). A prática de modalidades desportivas/atividades não orientadas é superior à relativa a desportos de competição. Os alunos que participaram em competições desportivas fazem-no maioritariamente ao nível de um clube e em termos médios há 3.7 anos. Verificámos a existência de uma correlação positiva e estatisticamente significativa (p<0.001) nos valores do IAF, o que nos leva a poder indicar que a um aumento da classificação à disciplina de Educação Física corresponde um aumento significativo dos IAF e vice-versa. Na globalidade os nossos resultados permitem-nos concluir que os níveis de atividade física dos alunos deste contexto educativo em particular são pouco ativos e com tendência a diminuir ao longo da idade. Com efeito, a elevada incidência de sedentarismo observada na amostra sugere ações intervencionistas que venham incentivar a prática adequada de atividade física e desportiva na população jovem.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3345
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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