Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3356
Título: Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor: Henriques, Manuel José Reis Neves
Orientador: Martins, Júlio
Palavras-chave: Educação física - Ensino secundário - Estágio pedagógico
Educação física - Alunos com necessidades educativas especiais
Desporto escolar - Actividades
Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento de aulas
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1 (Estágio Pedagógico) Elaborado no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário, o presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à prática desenvolvida no ano letivo de 2012/2013 no Agrupamento de Escolas do Fundão, tendo como orientador de estágio o Professor António Belo e como orientador da Universidade da Beira Interior o Professor Doutor Júlio Martins. Este relatório contempla uma descrição das atividades realizadas no estágio pedagógico, onde se evidenciam os aspetos importantes da lecionação, desporto escolar, acompanhamento da direção de turma e ainda organização de atividades não letivas, e tem com objetivo correlacionar as estratégias e experiências que foram fundamentais no processo ensino- -aprendizagem. Em suma, através deste relatório pretendo realizar um balanço e reflexão pessoal no que diz respeito às experiências vividas, aprendizagens e conhecimentos que adquiri. De salientar ainda que o estagio pedagógico visa a assimilação de competências profissionais de modo a tornar-me num digno professor de Educação Física. Palavras-chave: Educação Física; Planeamento; Professor; Processo Ensino-Aprendizagem. Capítulo 2 (Atividade Física e Ocupação dos Tempos Livres) Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas atividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objetivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi selecionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efetuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A atividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adoção de programas de promoção de atividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3356
Designação: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO ESTÁGIO MANUEL HENRIQUES.pdfDocumento principal6,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.