Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3359
Título: Cultura, identidade, educação e mudança: a importância da cultura local no currículo do 1º CEB - contributos para a sua consolidação
Autor: Luciano, Benjamim Jorge Neves
Orientador: Pires, Maria da Natividade
Sardinha, Maria da Graça
Palavras-chave: Ensino básico - Currículo oficial - Janelas de cultura
Ensino básico - Janelas de cultura - Prática pedagógica
Escola - Cultura local - Professor reflexivo
Ensino-aprendizagem - Identidade local
Data de Defesa: 2013
Resumo: O Dec. Lei nº 6/2001 de 18 de janeiro, que consagra a reorganização curricular do Ensino Básico, define os princípios orientadores da organização e da gestão do currículo do Ensino Básico, instituindo que “ a escola deve assumir-se como uma organização capaz de se preparar como uma escola par todos.” Nessa perspetiva, acreditando que a escola só é para todos, quando for de todos, reconhecemos que a força da cultura local, através das suas reais concretizações, deve inscrever-se como matriz do diálogo cultural e intercultural entre a escola e o meio. A nossa tese gravita à volta de uma investigação que, ao valorizar as culturas locais, se bem que incondicionalmente implicadas em olhares de universalidade, pretende despertar nos professores a consciência de que é possível, atualmente, acionar mecanismos inovadores, que levem e potenciem a mudança, enquanto promotora e guardiã das identidades locais. Após discorrermos sobre a problemática em questão e refletirmos sobre a real existência das janelas de cultura no currículo oficial do 1º CEB do Ensino Básico, construímos um corpo teórico onde tentámos a desmontagem de alguns conceitos que gravitam à volta de cultura ou culturas, identidade, educação, currículo e currículo oculto, cujas vozes invocadas pertencem a autores como Apple (1982,1988, 2001,2009), Bernstein (1971, 1994, 1996, 2000), Toffler (1970), Savater (1977), Tourraine (1994), Pereira (2008, 2009), Paraskeva (1998) e Dellors (1996), entre outros. No que concerne ao trabalho empírico, selecionaram-se doze professores do 1º CEB, pertencentes a agrupamentos de escolas do distrito de Castelo Branco, para se indagar sobre os manuais utilizados na sua prática pedagógica, relativos às áreas curriculares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio para, posteriormente, se proceder ao levantamento da existência, ou não, da voz dos autores e editores no que concerne à presença das janelas de cultura plasmadas no currículo do 1º CEB. Posteriormente, os mesmos professores foram sujeitos a uma entrevista, do tipo semiestruturada, no sentido de se apurarem sensibilidades e crenças acerca da existência das janelas supracitadas no currículo do 1º CEB, e do modo como estas são, ou não, por eles operacionalizadas no decorrer da sua prática pedagógica. Pelos dados colhidos, concluímos que, no respeitante aos manuais estudados, não se observa uma relação de coerência entre as referências registadas no currículo oficial (também estas frequentemente dúbias), e as observadas nos manuais. A ausência de marcadores referenciais relativos aos aspetos culturais locais parece-nos responsável pelo alheamento de alguns professores, levando-os a não incluírem estes na sua prática pedagógica. Ao longo das entrevistas, pareceu-nos clara aquela inibição, por sua vez provocadora de situações de omissão e alguma frustração, por se sentirem incapazes de acionar mecanismos dos quais não tinham a consciência necessária. Ainda assim, há outros professores que, embora sem as supracitadas referências nos manuais, revelam ser portadores de competências conducentes a uma utilização multifacetada da cultura local, transversal à prática letiva, que emerge quer nos ambientes de aprendizagem mais formais, quer nos restantes. Numa perspectiva reflexiva, finalizamos, propondo a elaboração de um manual orientador para a recolha de informação sobre a cultura local, que dará sustento a uma base de dados dinâmica, na Internet, cuja finalidade se prende com a monitorização sistematizada dessa informação pelos professores, visando a sua integração no ensino-aprendizagem dos alunos, a qual, por possuir caráter interativo, possibilita ao utilizador não apenas o fácil acesso, como a progressiva atualização dos dados.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3359
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Doutor em Letras
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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