Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3360
Título: Imagem e multiculturalismo: presença(s) nos manuais escolares e relatório de estágio em ensino do português e do espanhol na Escola Secundária com o 3º ciclo do Fundão
Autor: Covita, Elsa dos Santos
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Palavras-chave: Manual escolar - Língua portuguesa - Função de imagem
Manual escolar - Língua espanhola - Função de imagem
Manual escolar - Língua portuguesa - Multiculturalismo
Manual escolar - Língua espanhola - Multiculturalismo
Data de Defesa: 2010
Resumo: A dissertação que se apresenta encontra-se dividida em duas grandes partes. A primeira parte diz respeito à “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e a segunda relata detalhadamente a “Prática Pedagógica” exercida ao longo do ano lectivo de 2009/2010 na Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão. No que concerne à primeira parte, o tema foi definido de modo a reunir alguma investigação sobre o manual escolar, levando-me a reflectir sobre as suas funções e a contemplá-lo como um instrumento de aprendizagem de excelência. Porém, nessa primeira parte não pretendi ser exaustiva, uma vez que era de maior relevo a exposição escrita do estágio pedagógico. No entanto, organizei esta parte em dois capítulos. O primeiro capítulo exerce a função de um enquadramento teórico sobre os manuais escolares, evidenciando: o seu lugar e utilidade; as dimensões activadas, em especial a imagem; o multiculturalismo no ensino e o valor da imagem no âmbito do multiculturalismo. Quanto ao segundo capítulo, subsiste uma análise e reflexão de dois manuais, um de português e outro de espanhol, que durante a prática lectiva foram adoptados e utilizados pelos orientadores da escola e estagiárias. Nessa breve análise e reflexão, pretendem focar-se imagens que difundem um valor de multiculturalismo ao observador. Já a segunda parte visa ser a componente principal desta dissertação, pois relata as metodologias que apliquei ao longo da prática pedagógica e as reflexões inerentes a esse processo, transmitindo sempre uma ideia daquilo que vivi e aprendi. Para isso, baseei-me sempre na minha experiência como estagiária e nas actividades que desenvolvi ao longo do ano lectivo em conjunto com o Núcleo de Estágio. Sobre o Núcleo de Estágio em exercício, este compreendeu: dois orientadores da Escola Secundária com 3º Ciclo do Fundão, a Professora Maria de Jesus Lopes na disciplina de Português e o Professor Ricardo Gaspar na disciplina de Espanhol; dois orientadores da Universidade da Beira Interior, a Professora Graça Sardinha na componente de Português e o Professor Francisco Fidalgo na componente de Espanhol e ainda quatro estagiárias: Mónica Domingos, Rita Bento, Sara Gomes e Elsa Covita (autora desta dissertação). A prática pedagógica não só possibilitou a utilização dos conhecimentos teóricos, como também permitiu-me observar, descobrir e praticar metodologias de ensino. E foi esse momento de grande aprendizagem e desenvolvimento, acompanhado sempre pelos orientadores, que tentei descrever. Assim, esta segunda parte encontra-se organizada em três capítulos. No primeiro capítulo, “Enquadramento Geral”, são salientados os aspectos relativos à escola e orientadores, caracterizadas as turmas da responsabilidade dos orientadores, apresentados os manuais escolares adoptados na disciplina de Português e de Espanhol e é evidenciado o trabalho realizado na Direcção de Turma e na área não disciplinar de Estudo Acompanhado. O segundo capítulo refere a componente de Português, nomeadamente as suas orientações curriculares, os conteúdos programáticos, as planificações, as aulas assistidas, as reuniões e as actividades. Analogamente, no terceiro capítulo, abordam-se os temas anteriores citados, mas relativos à componente de Espanhol. No final destes três capítulos, apresentam-se as considerações gerais sobre o estágio pedagógico. Por fim, depois da exposição escrita sobre a “Imagem e Multiculturalismo – Presença(s) nos manuais escolares” e da “Prática Pedagógica”, apresenta-se a bibliografia inerente a estas duas partes e termina-se com os anexos, onde consta em formato digital um CD com todos os materiais listados e dois portefólios (de português e espanhol), realizados durante o estágio no 1º e 2º período. Deste modo, anseio que estas duas partes da dissertação espelham uma grande diversidade de experiências e que sejam também um objecto de reflexão, ao qual possa recorrer no futuro, podendo vir a fazer uma comparação daquilo que aprendi com aquilo que irei adoptar na minha futura actividade como professora.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3360
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em 2º Ciclo em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário de Espanhol
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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