Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3368
Título: A observação de aulas enquanto prática reflexiva
Autor: Silva, Carla Isabel Abrantes
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
Palavras-chave: Ensino - Supervisão pedagógica
Ensino - Avaliação do desempenho - Séc. 21 - Portugal
Ensino - Professores - Avaliação de desempenho - Portugal
Formação de professores - Professor reflexivo
Data de Defesa: 2009
Resumo: As alterações recentes na legislação que regula o novo Estatuto da Carreira Docente, a Avaliação de Desempenho do Pessoal Docente e a alteração do Regime de Autonomia das Escolas vêm colocar em relevo e fazer-nos repensar sobre as funções supervisivas, até então confinadas à formação inicial de professores e a acções de carácter inspectivo. É dentro deste contexto que surge uma nova tendência associada à gestão intermédia, que até ao momento não fazia parte do quotidiano das escolas em geral e dos docentes em particular. É neste paradigma de mudança, que surge o interesse pela formação de professores como um processo contínuo, que não deve prescindir das experiências pessoais e profissionais desenvolvidas ao longo da vida, entendendo o ambiente de trabalho em sala de aula como um importante contexto formador na construção de uma consciência colectiva com vista a uma prática reflexiva.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3368
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Estudos Didácticos, Culturais, Linguísticos e Literário
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.