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Título: O modo conjuntivo em português e em castelhano: uma análise contrastiva
Autor: Sutre, Elga Maria
Orientador: Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
Palavras-chave: Língua portuguesa - Conjuntivo
Língua portuguesa - Verbos
Língua portuguesa - Imperativo
Língua portuguesa - Orações
Língua portuguesa - Indicativo
Data de Defesa: 2012
Resumo: O objetivo do presente trabalho é tentar efetuar uma comparação, do uso do modo conjuntivo na língua portuguesa e na língua castelhana, a fim de verificar e especificar os pontos comuns e as diferenças no uso deste modo verbal, em ambos os idiomas. Começamos por considerar o emprego do conjuntivo independente e a seguir analisaremos o uso do conjuntivo subordinado. A escolha por este tema foi motivada pela necessidade que emerge das dificuldades com que nos deparamos na, prática, no uso do modo conjuntivo. A possibilidade de poder estudar nas duas línguas: nossa língua materna, adquirida pelos ensinamentos dos nossos pais, de forma natural e que fomos aperfeiçoando ao longo do percurso escolar e da língua estrangeira - o castelhano – idioma apreendido sem normas, transmitida na sua maioria pela televisão, e aprofundada posteriormente no percurso académico. Desta forma, pensamos que este estudo irá contribuir para a nossa prática pedagógica futura, no sentido em que nos dotará dos instrumentos necessários à compreensão dos seus usos corretos em ambas as línguas. Acrescentamos ainda que, pretendemos com este estudo fazer do modo conjuntivo um uso consciente, normativo e disciplinado.
The target of this paper is to make a comparison of the use of the subjunctive in Portuguese and Castilian languages and to validate and specify the cohesions and differences in the use of this verbal mode in both idioms. We begin by considering the use of the independent conjunctive and then analyze the use of subordinating conjunctive. The choice of this topic was motivated by the need that emerges from the difficulties we face in practicing the use of the conjunctive. Being able to study in two languages: a native language, acquired by parental teaching, in an ordinary way and which we improve along schooling, and a foreign language – the Castilian - a language we learn without standards, mostly transmitted by television and deepened, later, in an academic environment. As a result, we believe that this study will contribute to future educational practices, in the sense that we will provide the tools needed for proper understanding of its use in both languages. We add that, with this study, we propose to make the conjunctive, a conscious, normalized and disciplined practice.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3377
Designação: Dissertação apresentada á Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino do Português 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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