Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3380
Título: As funções pedagógicas da imagem: relatório de estágio pedagógico
Autor: Jordão, Sandra Marisa de Jesus Tavares de Almeida
Orientador: Pereira, Reina Marisol Troca
Palavras-chave: Processo de ensino-aprendizagem
Processo de ensino-aprendizagem -- Manual didáctico
Processo de ensino-aprendizagem -- Prática pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem -- Imagem
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente estudo pretende demonstrar a importância do uso correto da imagem no processo de ensino – aprendizagem, bem como descrever todo o trabalho realizado como estagiária de português e de espanhol, na Escola Secundária com 3º ciclo do Fundão, no ano letivo 2011/2012. Este trabalho divide-se em três partes fundamentais, sendo que na primeira refletirei sobre a importância do uso da imagem no ensino e das suas funções. Numa segunda parte, analisarei a presença de imagens e suas funções em dois manuais, um de língua materna e um de língua estrangeira (Espanhol). Serão também apresentados e examinados os dados recolhidos sobre o uso da imagem, resultados de um questionário aplicado a alunos do secundário e do terceiro ciclo. Finalmente, na terceira parte, apresentarei o meu relatório das práticas pedagógicas no ensino de Português e do Espanhol, descrevendo o trabalho que desenvolvi ao longo deste ano letivo. Uma análise, tanto teórica como prática, aponta para a necessidade de apostar na transversalidade de saberes e na busca de estratégias de ensino que se coadunem com as atuais expetativas dos alunos. Isto porque, atualmente, o universo imagético tem ocupado um lugar de destaque na sociedade. Desta feita, também na área pedagógica, a imagem tem contribuído para a instauração de um novo paradigma da transmissão e aquisição do conhecimento, sendo reconhecida como um dos principais recursos cognitivos. Este trabalho pretende contribuir para a análise reflexiva do papel da imagem nos respetivos manuais didáticos no seu aspeto morfológico e funcional, de modo a que possa passar a ser vista na sua dimensão pedagógica e não somente como figura que ilustra os textos com o fim de embelezá-los.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3380
Designação: Dissertação apresentada á Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Ensino do Português 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
relatório de estágio .pdf7,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.