Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3383
Título: A biblioteca escolar: uma rede de aprendizagens, o papel das parcerias
Autor: Gomes, Pedro Rafael Neto
Orientador: Sardinha, Maria da Graça
Pais, António
Palavras-chave: Biblioteca escolar - Parcerias
Rede de bibliotecas escolares
Promoção da leitura
Plano Nacional de Leitura
Professor bibliotecário
Biblioteca escolar
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente trabalho de investigação partiu da observação/ acção e revisão de literatura referente à importância das parcerias, cooperação e utilização das Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Públicas. Uma abordagem aos conceitos Joint-use libraries e Dual-use libraries, numa perspectiva da realidade internacional e nacional, tem como objectivo conhecer a opinião de alguns especialistas face à utilização da Biblioteca Escolar/ Biblioteca Pública ou outra tipologia de bibliotecas, numa óptica de partilha/ parceria e uso comum dos mesmos espaços por públicos distintos. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da acção, da implementação da Biblioteca Escolar e Centro de Recursos Educativos da Serra da Gardunha, Fundão e permitiu-nos na comunidade local. A abordam aos conceitos de promoção da leitura e o papel do(s) mediador(es) de leitura, bem como do professor bibliotecário na construção de pontes de cooperação entre as diversas instituições. Os resultados obtidos indiciam a elevada determinação que todas as instituições, e respectivos intervenientes em promover espaços de cooperação e parceira, um real trabalho em rede, a fim de rentabilizar recursos humanos, materiais e espaciais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3383
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Ciências Documentais
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.