Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3401
Título: O papel da leitura na escola inclusiva: técnicas de animação
Autor: Gregório, Maria da Piedade Lucas Esteves .
Orientador: Sardinha, Maria da Graça Guilherme d'Almeida
Palavras-chave: Aprendizagem da leitura
Leitura -- Sala de aula
Animação de leitura
Escola inclusiva
Data de Defesa: 2009
Resumo: O presente estudo divide-se em duas partes fundamentais. Na primeira dissertamos acerca da leitura e da sua importância, cujos laços são indissolúveis com o desenvolvimento do discurso oral e escrito. Versamos a animação de leitura como metodologia para fomentar o gosto pelos livros e promover a participação de todos os alunos numa perspectiva de inclusão. Na parte empírica, através de técnicas de animação, recolhemos narrativas cuja estrutura ajuda a hierarquizar o discurso na mente das crianças e, concomitantemente, a desenvolver mecanismos de compreensão do texto escrito visando os princípios da cidadania.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3401
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Estudos Culturais, Didácticos, Linguísticos e Literários
Aparece nas colecções:FAL - DL | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE PIEDADE FINAL.pdf961,62 kBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS FINAL.pdf5,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.