Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3418
Título: Marketing empreendedor no sector de turismo de saúde e bem-estar
Autor: Antunes, Vera Marina Pires
Orientador: Rodrigues, Ricardo José Gouveia
Alves, Helena Maria Baptista
Palavras-chave: Turismo de saúde
Termalismo - Inovação
Empreendedorismo - Marketing
Turismo - Saúde e bem estar
Data de Defesa: 2009
Resumo: O turismo de saúde e bem-estar é um dos produtos de turismo reconhecido como um dos fenómenos económicos e sociais mais relevantes da actualidade. No entanto, verifica-se que existe ainda alguma discrepância entre as estratégias desenvolvidas pelas empresas de termalismo no sentido tradicional e os complexos destinados à prevenção da saúde fora do ciclo termal. Assim, torna-se urgente estudar este sector para tentar perceber quais os factores que contribuem para este desfasamento competitivo, salientando as melhores práticas. Neste sentido, com o objectivo de estudar o carácter empreendedor do marketing das empresas de turismo de saúde e bem-estar no território português enquadrou-se este sector numa orientação empreendedora, através do recurso ao marketing, de forma a perceber as novas estratégias e produtos que as empresas mais competitivas estão a desenvolver para melhorar a sua prestação de serviços, reduzir custos, incrementar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos/serviços. Numa perspectiva metodológica este estudo foi elaborado com base numa estratégia de estudos de caso. Para a recolha de dados utilizou-se as entrevistas em profundidade, aplicadas às entidades, cujos entrevistados tinham cargos de responsabilidade nas empresas analisadas. Com este estudo conclui-se que o conceito do sector termal está nitidamente a mudar, verificando-se uma clara mudança do termalismo tradicional que assentava numa perspectiva de doença, para um nova perspectiva turística direccionada para a prevenção e para o bem-estar. A procura de maior qualidade de vida por parte de vários estratos da população, permite às empresas do sector empreenderem e lançarem novos produtos que vão de encontro às necessidades destes. Através da orientação empreendedora, orientação para o mercado e do recurso a estratégias de marketing será possível mudar a gestão dos estabelecimentos termais e sustentar a proposta do modelo de projecção do turismo de saúde e bem-estar, com inovação e qualidade, mas acima de tudo com diferenciação.
Health and well being tourism is recognized as one of the most relevant economical and social phenomena of today. Meanwhile, there are still some discrepancies between the strategies developed by traditional thermal companies and health prevention complexes outside the thermal cycle. Thus, it is urgent to study this sector to try to understand what are the factors that contribute to this competitive lag, stressing the best practices. In that sense, with the goal of studying marketing’s entrepreneur character of the health tourism companies’ in the Portuguese territory, this sector was framed in a entrepreneurial orientation, through marketing, in order to understand the new strategies and products that the most competitive companies are developing in order to improve their services, reduce costs, increase productivity and improve the quality of their products/services. In a methodological perspective, this study was prepared based on a strategy of case studies. For data collecting, interviews were used in depth, applied to the entities whose interviewees were in a managerial position at the studied companies. With this study it was concluded that the concept of the thermal sector is clearly shifting, witnessing a clear change from the traditional thermalism that was based on a perspective of sickness, to a new tourism perspective focussed towards health prevention and well being. The search for a better quality of life from the several stratus of the population, allows thermal companies to undertake and launch new products that meet their necessities. Through the entrepreneurial orientation, the market orientation and the appeal to marketing strategies it will be possible to change the management of the thermal establishments sustaining the proposal of the projection model for the tourism of health and well being, with innovation and quality, but above all with differentiation.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3418
Designação: Mestrado em Marketing
Aparece nas colecções:FCSH - DGE | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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