Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3431
Título: Contribuição para o conhecimento da contaminação de solos resultante da laboração da indústria extractiva mineira: caso de estudo: Complexo Mineiro da Carrasca e de Vale d'Arca (Sabugal)
Autor: Pombar, Fábio Sánchez
Orientador: Almeida, Pedro Gabriel de Faria Lapa Barbosa de
Soares, Sandra da Costa Henriques
Palavras-chave: Indústria extractiva mineira - Contaminação de solos
Radiação ionizante
Radiação não ionizante
Radiação cósmica
Solos - Contaminação radioactiva - Avaliação
Exploração mineira - Urânio - Aspectos ambientais
Data de Defesa: 2011
Resumo: Na região de Quarta-feira (freguesia de Sortelha, concelho do Sabugal), funcionaram várias explorações mineiras durante grande parte do século XX. Devido à falta de legislação, os resíduos foram depositados em escombreiras, havendo a possibilidade do material estar contaminado. Este trabalho consistiu em analisar as escombreiras de duas antigas explorações mineiras de urânio da região (Carrasca e Vale d’Arca). O estudo consistiu em determinar os níveis de radiação gama na zona das escombreiras, analisar a mobilidade dos materiais e identificar os elementos radioactivos presentes. Foram elaboradas cartografias das duas explorações mineiras com os níveis de dose absorvida no solo e a 1 metro de altura. Nalguns locais foram obtidos valores superiores a 3 microSievert por hora. Para verificar a estabilidade de taludes, realizaram-se ensaios correntes de Mecânica dos Solos e concluiu-se que existe instabilidade de materiais. Também foram visíveis casos de ravinamento e “creep” no solo. Para identificar os contaminantes, realizaram-se ensaios de espectrografia por cintilometria e identificaram-se radionuclídeos descendentes do rádio. Neste momento foi iniciada a reabilitação ambiental de ambas as explorações mineiras coordenada pela EDM (Empresa de Desenvolvimento Mineiro).
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3431
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil - Geotecnia e Ambiente
Aparece nas colecções:FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação Fábio.pdf4,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.