Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3439
Título: Estudo paramétrico de um motor turbohélice PW150A
Autor: Neves, Salvador Costa da Silva
Orientador: Brójo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
Palavras-chave: Motores - Consumo de combustível - Parâmetros
Turbo-hélice - Consumo de combustível - Parâmetros
Turbo-hélice - Consumo de combustível - Potência propulsiva equivalente
Data de Defesa: Jan-2015
Resumo: A inflação do preço dos combustíveis e a constante pressão para a redução de emissões poluentes nas operações de voo, fez com que os motores turbohélice tenham vindo a ganhar um interesse renovado na indústria aeronáutica e o seu desenvolvimento seja, novamente, visto como uma inovação sustentável e promissora para voos de curto e médio alcance. O objetivo desta dissertação é analisar o impacto de alguns parâmetros, como a razão de pressões (RP), a temperatura de entrada na turbina (TET), a velocidade de voo e a altitude de voo no desempenho do motor. Neste contexto, é efetuada, no presente estudo, uma análise paramétrica construindo uma rotina de cálculo no software MATLAB, que visa perceber a influência dos parâmetros independentes, supra mencionados, no consumo específico de combustível (ESFC) e na potência propulsiva equivalente (ESHP) do motor PW150A, fabricado pela Pratt & Whitney Canada, para condições de voo cruzeiro. Os resultados mostram que, tanto a razão de pressões como a temperatura de entrada na turbina do motor têm um impacto significativo no consumo específico do motor. Os valores críticos de melhor desempenho, obtidos para estes dois parâmetros, foram coerentes com os valores encontrados publicados, e referenciados nesta dissertação. O mesmo não se verifica no caso das velocidades e altitudes do voo analisadas. Embora tenham um impacto considerável na potência propulsiva equivalente, a variação destes parâmetros influenciam de forma moderada o consumo de combustível do motor. Os resultados mostram ainda que, como seria esperado, é a altitudes elevadas que a aeronave beneficia do melhor desempenho do motor.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3439
Designação: Mestrado em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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