Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3451
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária c/3º Ciclo Amato Lusitano de Castelo Branco
Autor: Figueiredo, Pedro Ricardo Martins Vasconcelos
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Estratégias
Educação física - Aulas - Planeamento
Desporto escolar - Leccionação - Ensino secundário
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1 O presente estágio foi realizado no ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Estágio Pedagógico em Educação Física efetuado na Escola Secundária c/3º Ciclo de Amato Lusitano. O objetivo deste relatório é dar a conhecer toda organização, estruturação e mais-valia que foi este Estágio Pedagógico. De uma forma geral, foram descritos tanto os objetivos como a metodologia aplicada. Assim, neste relatório foi efetuada a descrição e análise das atividades realizadas, desde o planeamento, à lecionação, da intervenção no Desporto Escolar e na direção turma à realização de atividades inseridas no plano de atividades do grupo de Educação Física e propostas pelo núcleo de estágio. Ao longo deste ano foram aplicados e aperfeiçoados todos os conhecimentos ganhos durante a formação académica, que me permitiram elaborar estratégias e perceber os aspetos positivos bem como os negativos, de forma a poder melhorar o meu desempenho enquanto docente. As estratégias a adotar tiverem sempre em conta os recursos materiais disponíveis e os alunos que tinha pela frente para assim poder reformular / ajustar o planeamento e as estratégias a aplicar ao longo desta etapa. Importa referir que o estágio pedagógico pretende desenvolver competências relacionadas com o planeamento das aulas, relações interpessoais com os alunos e professores, gestão da aula, avaliação e outros aspetos relacionados com a lecionação. Com o decorrer deste ano, numa perspetiva dinâmica do ensino, fui aprendendo e crescendo como pessoa e como professor em formação e contribui para a formação dos alunos com que trabalhei ao longo deste estágio.Capítulo 2 No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher um grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3451
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Figueiredo, P. (2013) - Relatório de Estágio Pedagógico.pdfDocumento principal3,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.