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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor: Oliveira, André Ricardo Teixeira de
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Alunos do ensino secundário - Motivação
Educação física - Leccionação - Ensino secundário
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1. Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O estágio consistiu a análise das actividades lectivas e não lectivas desenvolvidas durante o estágio pedagógico, sendo que este tem inserido as aulas propriamente ditas, a direcção de turma e o desporto escolar. A componente lectiva decorreu com cinco turmas de ensino secundário, sendo que duas turmas estavam juntas na aula de Educação Física. O número de alunos na totalidade das turmas era de 79, e dividiam-se em 22 alunos na turma 10ºA, 8 alunos na turma 10ºB, 9 alunos na turma 10ºD, 21 alunos na turma 11ºC e 19 alunos na turma 11ºC. O trabalho de direcção de turma foi realizado com o 11ºF do Curso Tecnológico de Desporto e no desporto escolar fiquei com o grupo de Basquetebol feminino. O estágio pedagógico foi realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto sendo o Professor Carlos Elavai Vieira o orientador da escola e o Professor Júlio Martins o Orientador na Universidade da Beira Interior. Este documento foi encarado, tal como o Estágio Pedagógico, como ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área de docência da Educação Física, constando no mesmo todos os conhecimentos e aprendizagens que possam ser úteis num futuro próximo. Capítulo 2. O presente estudo propõe-se estudar a Motivação dos alunos nas aulas de educação física tendo em conta o género, idade, nível de escolaridade e área científica. Neste sentido, constituem objectivos da nossa investigação: identificar a importância atribuída pelos alunos a diferentes motivações intrínsecas e extrínsecas para as aulas de Educação Física; avaliar se a motivação, nas suas diferentes dimensões, é influenciada por características individuais dos alunos (género e idade), pelo nível de ensino e área científica que estuda e por outro tipo de envolvimento em actividades desportivas; e, identificar motivos que possam contribuir para o aumento da motivação dos alunos, conhecendo à partida as suas características individuais e escolares. Neste estudo participaram 149 alunos a frequentar o 11º e 12º anos (61,1% e 38,9%, respectivamente) do Ensino Secundário de uma escola, localizada em meio urbano, no interior centro de Portugal, sendo 78 do género masculino (52,3%) e 71 do género feminino (47,7%). Os alunos têm idades compreendidas entre os 15 e 19 anos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3453
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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