Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3463
Título: Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor: Ferreira, Cátia Filipa Martins
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento
Educação física - Alunos - Motivação
Desporto escolar - Actividades de grupo
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1 O estágio pedagógico surge como um espaço de aprendizagem fundamental na formação e desenvolvimento do professor, surgindo como um conjunto de funções. Este capítulo relata todo o processo de ensino-aprendizagem referente ao estágio pedagógico de um dos dois núcleos de estágio, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, no ano letivo de 2012/2013, nomeadamente a prática letiva e a assistência de aulas. Do núcleo em causa constituíam cinco alunos estagiários, cada um responsável por uma turma, e guiados pelo professor Luís Moreira, orientador de escola. No meu caso, em particular, a prática letiva desenvolveu-se, sendo eu professora de Educação Física, numa turma de percurso curricular alternativo do 3º ciclo, 9º ano. A estrutura deste relatório de estágio aborda, de uma forma sucinta, os objetivos, tanto meus como específicos da escola e do grupo de Educação Física, toda a lecionação a mim competente, diretoria de turma e atividades não letivas. Para finalizar, uma reflexão e considerações acerca do contributo do estágio para a minha formação como professora de Educação Física. Este estágio mostrou-se uma grande experiência e crescimento, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Teve como base a aprendizagem já atingida, completandoa, dando-me maior apoio para um futuro profissional, ultrapassando os objetivos traçados. Palavras-chave: Aprendizagem, Educação Física, Escola, Estágio Pedagógico, Ensino, Planeamento Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3463
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferreira, C. (2013) Relatório de estágio pedagógico.pdfDocumento principal481,95 kBAdobe PDFVer/Abrir
anexo1 PA.docxAnexo 125,64 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
anexo2 UD.docxAnexo 278,98 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
anexo3 plano aula.docxAnexo 343,78 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
anexo4-teste.docxAnexo 475,31 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
anexa5 lista.docxAnexo 576,23 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
Anexo6 autorização.docxAnexo 638,5 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
anexo7 kobal.docxAnexo 7883,33 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.