Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3464
Título: Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira
Autor: Araújo, Pedro Miguel Barata
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento
Desporto escolar - Actividades de grupo
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1 Em suma do trabalho efetuado no ano letivo 2012/2013, no âmbito do Estágio Pedagógico em Ensino de Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira foram abordados e exercitados certos conteúdos previstos nos objetivos do mesmo. O objetivo principal deste relatório é descrever todo o percurso efetuado durante o ano letivo 2012/2013, procurando demonstrar todas as minhas atividades de carácter pedagógico desenvolvidas. De salientar o facto que todas as atividades foram desenvolvidas com o maior rigor, de forma a efetuar os melhores procedimentos enquanto Professor Estagiário, percebendo claramente que após algumas falhas existentes estas poderiam e deviam ser melhoradas. Seguidamente falo dos planeamentos e estratégias a adotar com cada ciclo de ensino, visto que lecionei um 7º ano e um 12º ano. Consecutivamente faço uma breve descrição de todas as atividades não letivas realizadas, algumas delas pertencentes ao grupo de Educação Física e outras exclusivamente ao núcleo de estágio. Por fim faço um breve balanço do que foram os pontos positivos e negativos identificados ao longo do ano letivo. Palavras-chave: Estágio Pedagógico, Educação Física, Professores, Lecionação, Escola. Capítulo 2 No contexto educativo a avaliação é sempre um problema pela sua grande dificuldade. Os elementos ou ações que pretendemos avaliar até poderão ter os critérios bem definidos, mas esta será sempre condicionada por quem a vai fazer. Existem alguns fatores que poderão servir de justificação para estas ambiguidades, como é o caso dos anos de experiência do Professor, o conhecimento mais ou menos profundo da modalidade que está sob avaliação, o poder observacional que cada professor tem para descodificar a informação pertinente das ações entre outros fatores. Desta forma o objetivo deste trabalho foi averiguar o desempenho observacional para dois grupos de Professores (Estagiários e Experientes) sendo que os resultados destes poderiam ser sempre comparados com uns Especialistas da modalidade em causa. O teste foi feito em alunos de 7º ano e 12º ano. Assim realizou-se um vídeo numa situação de basquetebol 3x3, em que os diferentes grupos iriam preencher uma grelha de avaliação obedecendo aos critérios de êxito retirados do programa de Educação Física, atribuindo uma nota por ação e uma final. Foram calculados os valores da média de cada grupo, desvio padrão, critérios não identificados no filme, os critérios com mais peso na atribuição da nota final e análise estatística para verificar se existiam diferenças significativas entre os grupos. Com este estudo pretende-se esclarecer se a experiência dos Professores poderá estar ligado ao desempenho observacional e ao rigor na atribuição das notas.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3464
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Estágio Final M4639 - Pedro Araújo.pdfDocumento principal1,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.