Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3471
Título: Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor: Pereira, Andreia Gonçalves
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem - Planeamento
Educação física - Ensino-aprendizagem - Motivação
Educação física - Ensino-aprendizagem - Avaliação
Desporto escolar - Actividades de grupo
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1. O presente Relatório de Estágio refere o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2012/2013 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O Estágio realizou-se no Agrupamento de Escolas do Fundão, e teve como Orientador por parte do Departamento de Ciências do Desporto, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, enquanto o Professor Luís Moreira desempenhou o cargo de orientador de Estágio na Escola. O objetivo de tais orientações passou por me certificar para poder exercer qualquer função na área de ação de Professor de Educação Física. No ano letivo de 2012/2013 como professor Estagiário tive a meu cargo uma turma de 5º ano de escolaridade, para além de semanalmente integrar grupo de trabalho com o Desporto Escolar e Tutoria de Direção de Turma. Após este ano letivo considero que consegui e predisponho de condições necessárias a desempenhar a docência no âmbito da Educação Física. Capítulo 2. O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º anos de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3471
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pereira,A. 2013 Relatorio de Estagio Pedagogico.pdfDocumento principal1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir
Pereira,A. 2013 Anexos .pdfAnexos3,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.