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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor: Gomes, Pedro Miguel Rodrigues
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem
Educação física - Ensino secundário - Motivação
Desporto escolar
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: (Capítulo 1) O presente relatório é efetivado no âmbito do estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, tendo como fim a conclusão do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objetivo deste relatório é descrever e refletir sobre a minha passagem pelo estágio, traçando os objetivos da escola, do grupo de Educação Física e do grupo de estágio. Será caraterizada a escola onde foi realizado o estágio pedagógico, assim como as turmas onde aplicámos a metodologia e lecionámos, sendo estas 4 turmas do ensino secundário, nomeadamente o 10ºA, o 10ºBD, o 11ºC e o 11ºF. É apresentada a metodologia das aulas, no que diz respeito ao planeamento e à lecionação, tendo por base o acompanhamento do professor orientador Carlos Elavai Vieira. Serão referidos os recursos humanos e matérias ao dispor da escola. Também serão dadas a conhecer as atividades não letivas desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente a direção de turma, desporto escolar e outras atividades para a comunidade escolar organizadas pelo grupo de Educação Física e pelo grupo de estágio. Por último, irá ser feito um balanço através duma reflexão do estágio e sua importância enquanto futuro professor de Educação Física. (Capítulo 2) A presente investigação visou estudar a importância atribuída pelos alunos a fatores motivacionais e avaliar de que forma características individuais e escolares, em particular, a área científica de estudo, contribui de forma diferenciada para os níveis de motivação dos alunos para a prática de atividade física, em contexto escolar. A amostra foi constituída por 149 alunos a frequentar o ensino secundário, numa escola da região da Cova da Beira, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, de diferentes áreas científicas. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário Kobal (1996). Os resultados demonstraram que, em média, os alunos atribuem maior importância a motivos intrínsecos do que extrínsecos para se manterem motivados para as aulas de Educação Física. Registaram-se também diferenças, estatisticamente significativas, quando comparados os níveis médios de motivação segundo o género, envolvimento desportivo e área científica de estudo dos alunos. Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que os alunos são motivados por diferentes fatores e existem também diferentes características, individuais e escolares, a interferir nesses níveis de motivação, sendo necessário que o professor compreenda essas diferenças e preveja no planeamento das suas aulas esta diversidade, de forma a manter e estimular a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3479
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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