Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3482
Título: Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor: Brito, Ana Rita Araújo de
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Ensino-aprendizagem
Educação física - Lecionação - Planeamento
Desporto escolar - Alunos - Motivação - Avaliação
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1 Neste capítulo encontra-se sintetizado todo um ano letivo, 2012/2013, de trabalho desenvolvido durante o estágio pedagógico realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, orientado pelo professor Luís Moreira. Este estágio pedagógico resultou numa experiência indispensável contribuindo bastante para o meu crescimento profissional, pessoal e social, proporcionando-me vivências reais daquilo que é o contexto escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Inicialmente, encontram-se apresentados os objetivos e expectativas que pretendo alcançar com esta nova experiência e, para além destes, exponho também os objetivos estipulados pelo Grupo de Educação Física e pelo Agrupamento, bem como uma breve caracterização do mesmo. Seguidamente, fiz referência às tarefas que tive de exercer enquanto aluna estagiária, sendo que exponho como foi realizado todo o processo de lecionação, considerando que lecionei a turma do 11º GPI, pertencente a um curso profissional. Para além disto, também colaborei na Direção de Turma da mesma turma já referida, durante todo o ano letivo e, também, fui responsável pelo treino do Desporto Escolar na modalidade de Ginástica rítmica e artística. Em forma de conclusão, é realizada uma reflexão, quer da lecionação, quer do estágio em geral, focando as dificuldades sentidas e ultrapassadas, bem como os aspetos positivos desta experiência. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é perceber qual a influência da avaliação na motivação dos alunos do ensino secundário nas aulas de Educação Física, relativamente ao género e à área científica dos mesmos. Participaram no estudo 185 alunos, de 10º e 12º ano de escolaridade, pertencentes ao Agrupamento de Escolas do Fundão. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de questões fechadas, de escala de Likert, adaptado de Kobal (1996). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência, os valores médios, os valores de desvio padrão e aplicou-se o teste t de student e o teste Alpha de Cronbach. Os resultados não apresentaram associação significativa relativamente ao ano de escolaridade, género e área científica. Conclui-se que os alunos, apesar da nova legislação, continuam a estar motivados nas aulas de Educação Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3482
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Brito, A. (2013) - Relatório de Estágio Pedagógico.pdfDocumento principal1,18 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos.7zAnexos1,11 MBZipVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.