Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3485
Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária Quinta das Palmeiras
Autor: Vinagreiro, David dos Santos
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Lecionação
Desporto escolar - Alunos - Obesidade - Diagnóstico
Desporto escolar - Alunos - Sobrepeso
Desporto escolar - Alunos - Índice de massa corporal (IMC)
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capitulo 1 O presente relatório de Estágio Pedagógico, tem como objetivo descrever e minudenciar a atividade docente desenvolvida ao longo do ano letivo de 2012/2013, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizada na Escola Secundária Quinta das Palmeiras. O primordial objetivo pessoal para a realização deste estágio foi o contacto com a realidade escolar e o desenvolvimento da atividade docente, sendo um processo importantíssimo na evolução e aprendizagem enquanto pedagogo. A lecionação de Educação Física a turmas de diversos anos letivos, a orientação de treinos em duas modalidades do Desporto Escolar, a assessoria da Direção de Turma e a organização e dinamização de atividades, juntamente com o apoio e ensinamento do professor orientador, permitiu adquirir uma importante bagagem de experiência e conhecimentos que me fizeram estar agora mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho e desempenhar a função de docente. Capitulo 2 Objetivo: O objetivo deste estudo foi determinar a percentagem de alunos com sobrepeso e obesidade e apurar se existe variabilidade significativa do IMC, %MG e PC entre anos (do 7º ao 12º ano) em cada género, numa população infanto-juvenil. Métodos: amostra é composta por 273 alunos, 127 alunos do género masculino (idade média= 14,75 e desvio padrão=1,95) e 146 do género feminino (idade média= 14,69 e desvio padrão=1,82). Os parâmetros morfológicos foram registados de acordo com recomendações internacionais, recorrendo a instrumentos de fiabilidade reconhecida. Seguiu-se a classificação do índice de obesidade dos sujeitos de acordo com os pontos de corte internacionais do IMC para o género e idade. Recorreu-se ao teste da ANOVA (seguido do teste post-hoc de tukey) para estudar a variabilidade desses parâmetros pelos anos de escolaridade, sendo o valor de P<0,05. Resultados: Para a totalidade da amostra existem 13% de alunos com sobrepeso e 4 % com obesidade, 4% com magreza e 79% com IMC normal. Existem diferenças significativas entre o 7º, 9º e 11º ano no género masculino para os alunos com sobrepeso (7º=22,6%, 9º=13,3% e 11º= 0%) e obesidade (7º=3,2%, 9º ano=0% e 11º=16,7%). Também existe variabilidade significativa no género masculino quanto ao PC para os anos letivos referidos anteriormente (7º=71,87, 9º ano=73 e 11º=80,78). Para o género feminino não foram registas variações significativas (P>0.05) dos parâmetros avaliados em função do ano de escolaridade. Conclusões: O estudo retrata a realidade da Escola Secundária Quinta das Palmeiras e em que ponto de situação se encontra a problemática da obesidade.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3485
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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