Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3488
Título: Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor: Dias, Hugo Manuel Mateus
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Lecionação - Planeamento
Desporto escolar - Actividade física
Desporto escolar - Hábitos do desporto
Escola - Jovens - Actividade de lazer
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1. O relatório final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade da Beira Interior. O presente relatório tem como principal objectivo descrever e reflectir acerca de todo o meu trabalho de Estágio, no Agrupamento de Escolas do Fundão no ano lectivo 2012/2013. O Estágio Pedagógico representa a primeira etapa da minha formação pessoal e profissional onde todas as experiências vivenciadas permitem, actualmente, apresentar as competências necessárias para o desenvolvimento de uma prática docente na área da Educação Física. Inicialmente, neste relatório, serão apresentados os meus objectivos para o estágio, as minhas expectativas e a realidade encontrada na escola. De seguida serão caracterizadas as turmas que eu acompanhei e o planeamento realizado para as mesmas, durante todo o ano lectivo. Na etapa seguinte serão descritas todas as actividades executadas pelo Núcleo de Estágio e de departamento. Por fim, são apresentadas algumas dificuldades observadas ao longo do meu percurso como docente, bem como, os pontos fortes e fracos evidenciados. Toda a prática do Estágio Pedagógico, incluindo a construção deste documento, caracteriza-se pela transição entre o período de formação e o início da profissionalização, podendo afirmar assim, que aqui ficam descritas todas as aprendizagens adquiridas em todo o processo de formação. Capítulo 2. Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas actividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objectivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi seleccionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efectuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixos no género feminino. A actividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adopção de programas de promoção de actividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3488
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dias, H. (2013) - Relatório de Estágio Pedagógico.pdfDocumento principal1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir
Capítulo II (Seminário de Investigação).7zAnexos2,07 MBZipVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.