Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3489
Título: Relatório de estágio pedagógico : Agrupamento de Escolas do Fundão
Autor: Santos, João José Afonso dos
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Lecionação - Planeamento
Educação física - Lecionação - Alunos com necessidades educativas especiais
Desporto escolar - Actividade física
Desporto escolar - Ocupação de tempos livres
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1 – Estágio Pedagógico O estágio pedagógico está inserido no segundo ciclo de estudos, conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. É com enorme prazer que, através da realização deste documento, apresento todo o trabalho desenvolvido no estágio pedagógico correspondente ao presente ano letivo, realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, onde exerci funções de professor estagiário com o máximo empenho e dedicação. Um ano em que tive a oportunidade de lecionar turmas de diferentes anos (8º D, 11º CT1 e 12º CT2), e ainda aulas de natação a um aluno com necessidades educativas especiais (11º LH). A rotação pelas turmas foi um processo claramente enriquecedor, sendo as vivências diversificadas de turma para turma. Para além disso, acompanhei ainda o trabalho de direção de turma, desporto escolar e colaborei na realização das atividades não letivas do grupo disciplinar de Educação Física. No fundo, considero que foi um ano produtivo pela entrega, dedicação e empenho demonstrados, julgando que consegui adquirir as competências necessárias para desempenhar com competência a função de docente para qual este mestrado nos habilita. Capítulo 2 – Seminário II: Atividade Física e Ocupação dos Tempos Livres Conhecer a ocupação do tempo livre dos jovens é de extrema importância a fim de perceber as suas atividades de lazer e qual a preponderância que o desporto ocupa nas mesmas. O objetivo do presente estudo é identificar os hábitos desportivos dos jovens em diferentes idades, género e ciclos de escolaridade. Foi selecionada uma amostra de 379 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 10 aos 18 anos, a frequentar entre o 5º e o 12º ano do Agrupamento de Escolas do Fundão. O instrumento utilizado foi o questionário do programa COMPASS adaptado que pretendeu avaliar os hábitos desportivos e de lazer dos alunos. Para o presente estudo utilizamos a estatística descritiva, o teste-t para a análise de variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis e o teste Anova para mais do que 2 categorias. Da análise efetuada destacamos a diminuição dos índices de prática desportiva com o aumento da idade/ciclo de escolaridade e os níveis de prática mais baixa no género feminino. A atividade física não ocupa um papel primordial na ocupação dos tempos livres dos jovens. As conclusões obtidas salientam a necessidade da adoção de programas de promoção de atividade física desde a infância, possibilitando a predisposição para a prática de desporto na idade adulta.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3489
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio.pdfDocumento principal1,3 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.