Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3499
Título: Avaliação do desempenho de misturas betuminosas recicladas temperadas com emulsão betuminosa
Autor: Bispo, Fátima Andreia Gomes
Orientador: Almeida, Marisa Sofia Fernandes Dinis de
Palavras-chave: Reciclagem de pavimentos
Misturas betuminosas temperadas
Misturas betuminosas recicladas
Misturas betuminosas -- Comportamento mecânico
Misturas betuminosas -- Avaliação de desempenho
Misturas betuminosas -- Aspectos legislativos
Data de Defesa: 2013
Resumo: Os pavimentos rodoviários são o suporte do desenvolvimento de qualquer país, sendo necessário fazer intervenções de conservação ou reabilitação mesmo antes de atingirem o final do período de vida para o qual foram projetados ou construídos. Estando concluída grande parte da rede rodoviária nacional planeada, tem surgido uma enorme preocupação com o número elevado de estradas em serviço que necessitam de ser reabilitadas. A construção de pavimentos consome energia, recursos naturais e produz gazes com efeito de estufa em elevada quantidade, sendo a diminuição destes um grande desafio da sociedade atual. No entanto, para colmatar estes efeitos, houve necessidade de adotar novas medidas que sejam benéficas numa perspetiva de sustentabilidade técnico-económica-ambiental. Neste contexto, surgiram as misturas betuminosas recicladas temperadas, estas são fabricadas a temperaturas mais reduzidas que o fabrico de misturas a quente e consistem no aproveitamento até 100% das matérias-primas existentes no pavimento degradado, reduzindo ainda mais os gastos energéticos e o recurso de agregados naturais no fabrico da nova mistura. Esta constitui uma técnica inovadora, ainda pouco utilizada, pelo que o presente trabalho constitui um contributo para a sua maior viabilidade em relação ao comportamento mecânico e desempenho em serviço, para que possa incentivar a sua aplicação, visto que traz inúmeros benefícios à sociedade, à economia e ao ambiente. O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise comparativa do desempenho de uma mistura betuminosa a quente (mistura convencional) com misturas betuminosas recicladas temperadas, com incorporação de material fresado proveniente de duas estradas distintas (EN346 e A23). Assim, produziu-se em laboratório uma mistura betuminosa a quente (mistura de referência) com agregados novos e 5% de betume 35/50, duas misturas betuminosas temperadas com 100% de material fresado (EN346 e A23), uma mistura com 80% de material fresado (EN346) e 20% de agregados novos, e uma mistura com 90% da material fresado (A23) e 10% de agregados novos. As misturas betuminosas recicladas temperadas produziram-se com 2%,3% e 4% de emulsão betuminosa Reciemul 90, sendo posteriormente submetidos ao ensaio de rigidez de tração em compressão diametral para se obter o teor ótimo de emulsão. Assim, produziram-se lajetas com 3% de emulsão, de forma a validar o desempenho mecânico das misturas betuminosas recicladas temperadas. Concluiu-se que as misturas betuminosas recicladas temperadas têm um desempenho semelhante ao das misturas convencionais a quente, embora careçam de um cuidado acrescido na sua temperatura de produção e compactação.
Descrição: À CEPSA Portuguesa, pelo fornecimento da emulsão betuminosa e do betume. À CEPSA-PROAS Betumes, pela disponibilidade para a analisar o material fresado proveniente da EN346.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3499
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.