Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3500
Título: Dimensionamento de estacas helicoidais
Autor: Carlos, Gustavo David Louro
Orientador: Gomes, Luís Manuel Ferreira
Tsuha, Cristina de Hollanda Cavalcanti
Palavras-chave: Estacas metálicas helicoidais - Solos residuais tropicais
Estacas helicoidais - Dimensionamento
Estacas helicoidais - Capacidade de carga
Estacas helicoidais - Fundações
Data de Defesa: 2013
Resumo: O trabalho aqui apresentado tem como objetivo analisar o dimensionamento de estacas metálicas helicoidais, instaladas em solo residual tropical poroso, típico do interior do Estado de São Paulo, Brasil. Pretende-se mostrar quais os métodos teóricos semi-empíricos mais usados e aplicá-los a fim de se aferir sobre a sua confiabilidade. Neste sentido, nesta dissertação é exposto o estudo de um caso prático do dimensionamento de duas estacas metálicas helicoidais. As duas estacas diferem apenas no número de hélices, pretendendo-se desse modo aferir as diferenças com acréscimo de uma hélice ao nível do aumento da capacidade de carga e redução dos assentamentos. Este estudo resultou de uma parceria entre duas instituições de ensino, a Universidade da Beira Interior (Portugal) e a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (Brasil). Este decorreu em duas fases essenciais. Numa primeira fase efetuaram-se ensaios de carga estática rápida à compressão em duas estacas, numa área em que se tinha algum conhecimento das características do maciço a partir de Ensaios de Penetração Dinâmica (SPT) e Ensaios de Penetração Estática (CPT). Na segunda fase efetuou-se o tratamento de toda essa informação; desenhou-se o perfil do maciço, determinaram-se os parâmetros mecânicos dos vários materiais, e avaliou-se a capacidade de carga de ambas as estacas. A capacidade de carga foi estimada para cada estaca através de métodos semi-empíricos e por diversas interpretações gráficas dos ensaios de carga estática rápida. Por fim, comparam-se todos os resultados e verificou-se a viabilidade da aplicação das expressões semi-empíricas.
Descrição: Agradecimentos:"À Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo nomeadamente ao Departamento de Geotecnia em nome do Professor Doutor Lázaro Valentin Zuquette, todos os funcionários e técnicos que me acolheram e integraram durante os seis meses de intercâmbio de uma forma excecional."
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3500
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil
Aparece nas colecções:FE - DECA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Gustavo Carlos.pdf4,07 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.