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Título: Relatório de estágio pedagógico : Escola Secundária com 3º Ciclo Frei Heitor Pinto
Autor: Batista, Marta Sofia Veríssimo Proença
Orientador: Martins, Júlio Manuel Cardoso
Palavras-chave: Educação física - Estágio pedagógico
Educação física - Lecionação - Planeamento
Desporto escolar - Alunos - Motivação - Avaliação
Data de Defesa: Jun-2013
Resumo: Capítulo 1. O presente capítulo foi elaborado com o intuito de descrever e refletir o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico na área de educação física, realizado na Escola Secundária com 3º ciclo Frei Heitor Pinto, durante o ano letivo de 2012/2013. O objetivo primordial do estágio foi a conceção da habilitação profissional para exercer a função de professor de Educação Física, através da aplicação prática do conhecimento adquirido ao longo do percurso académico. Do ponto de vista metodológico descreve e analisa as atividades letivas desenvolvidas numa amostra de quatro turmas do ensino secundário, evidenciando o planeamento e as estratégias de intervenção para a lecionação; a direção de turma e as atividades não letivas desenvolvidas na escola, nomeadamente o desporto escolar. No término deste ano de trabalho, considero que o estágio pedagógico foi fundamental na aquisição de competências, na transformação de conhecimento e na operacionalização de diferentes ferramentas de trabalho, para a área da docência em Educação Física. Capítulo 2. A presente investigação visou estudar a importância atribuída pelos alunos a fatores motivacionais e avaliar de que forma características individuais e escolares, em particular, a área científica de estudo, contribui de forma diferenciada para os níveis de motivação dos alunos para a prática de atividade física, em contexto escolar. A amostra foi constituída por 149 alunos a frequentar o ensino secundário, numa escola da região da Cova da Beira, com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos, de diferentes áreas científicas. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados o questionário Kobal (1996). Os resultados demonstraram que, em média, os alunos atribuem maior importância a motivos intrínsecos do que extrínsecos para se manterem motivados para as aulas de Educação Física. Registaram-se também diferenças, estatisticamente significativas, quando comparados os níveis médios de motivação segundo o género, envolvimento desportivo e área científica de estudo dos alunos. Os resultados do nosso estudo levam-nos a concluir que os alunos são motivados por diferentes fatores e existem também diferentes características, individuais e escolares, a interferir nesses níveis de motivação, sendo necessário que o professor compreenda essas diferenças e preveja no planeamento das suas aulas esta diversidade, de forma a manter e estimular a motivação dos alunos para as aulas de Educação Física.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3502
Designação: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário
Aparece nas colecções:FCSH - DCD | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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