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Título: Efeito da água e de ciclos de gelo e degelo no comportamento de misturas recicladas a semi-quente
Autor: Torres, Maria João Robalo Galante
Orientador: Gomes, João Paulo de Castro
Palavras-chave: Pavimentos rodoviários -- Reciclagem
Pavimentos rodoviários -- Resíduos -- Reciclagem
Pavimentos a semi-quente
Pavimentos rodoviários -- Misturas betuminosas -- Gelo-degelo
Misturas recicladas -- Semi-quente -- Água
Data de Defesa: 2009
Resumo: Grande percentagem da rede rodoviária portuguesa é formada por pavimentos flexíveis, os quais têm vindo a ser sujeitos a uma acção do tráfego cada vez mais intensa e agressiva, estando estes no final da sua vida útil. Há, por isso, uma grande necessidade de reabilitar esses pavimentos. Contudo, a reabilitação de pavimentos gera uma grande quantidade de resíduos, o que se torna, do ponto de vista ambiental, um grande problema. Assim, em resposta a este problema, a solução encontrada consiste na reutilização dos materiais provenientes dos pavimentos em serviço que se encontram deteriorados e que já perderam grande parte das suas propriedades inicias, desenvolvendo, ou até melhorando, as propriedades inicias do material que se fresa. A técnica de reciclagem usada neste trabalho é a reciclagem semi-quente, que vem eliminar algumas das limitações da reciclagem a frio e da reciclagem a quente. As exigências funcionais, relacionadas com a segurança e o conforto do utente de uma estrada, paralelamente com as preocupações de carácter ambiental, têm aumentado consideravelmente, levando, deste modo, à necessidade de pavimentos cada vez mais resistentes e duráveis. No entanto, as características funcionais de um pavimento evoluem ao longo do tempo, não apenas devido ao desgaste criado na superfície pela passagem dos veículos, mas também, devido à acção dos agentes atmosféricos, nomeadamente a chuva. Assim, pretende-se, com este trabalho, analisar o comportamento de misturas betuminosas com reciclagem semiquente, quando submetidos à acção da água e posteriormente, à acção gelo-degelo. Análise essa que consiste numa avaliação do impacto causado pela água nas condições de serviço de um pavimento, através da resistência obtida após a aplicação da metodologia proposta à imersão-compressão e ao gelo-degelo de materiais betuminosos recolhidos da E.N. 244 – Lanço entre a Ponte de Sôr e a proximidade do Gavião.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3526
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Civil
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