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Título: Análise computacional da lavagem de um motor diesel, 2 tempos, de pistões opostos
Autor: Santos, António Manuel Pinto
Orientador: Brójo, Francisco Miguel Ribeiro Proença
Palavras-chave: Motores de combustão interna
Motores a dois tempos
Motores diesel
Motores de pistões opostos -- Processo de lavagem -- Métodos computacionais
Data de Defesa: 2009
Resumo: Depois de um grande sucesso dos motores de combustão interna de pistões opostos a 2 tempos, pela altura da sua introdução na aviação na década de 30, existiu um hiato no seu desenvolvimento e na sua utilização. Recentemente o interesse nestes motores foi reaceso, e alguns novos projectos têm vindo a ser desenvolvidos. A relevância do processo de lavagem num motor deste tipo é enorme pois tem influência directa no desempenho do processo combustão, na utilização do combustível e na redução dos níveis de poluição emitida, o que é fulcral uma vez que os motores 2 tempos perderam o seu lugar no mercado muito devido às deficiências reveladas nestes aspectos. Para optimizar este processo foi feito, neste trabalho, um estudo de um motor desenhado para este propósito. Utilizou-se um software CFD (computacional fluid dynamics) para configurar um modelo 3-D do motor e testou-se uma variedade de parâmetros para a admissão. Várias simulações foram feitas. Numa primeira fase variando a pressão na admissão e numa segunda fase variando o ângulo das janelas de admissão. A comparação entre os resultados foi feita utilizando a Teoria de Medição da Lavagem, permitindo revelar a configuração que revele melhores resultados para o nosso modelo.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3620
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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