Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3638
Título: Dynamic network modelling and simulation for air traffic flow analysis
Autor: Domingues, Tiago Mendes
Orientador: Bousson, Kouamana
Palavras-chave: Tráfego aéreo
Tráfego aéreo - Previsão
Teoria de controlo
Controlador de tráfego aéreo
Data de Defesa: 2011
Resumo: Esta dissertação descreve o processo pelo qual se encontraram um conjunto de equações representativas de um modelo discreto de dinâmica de tráfego aéreo em zonas terminais. Tal modelo matemático poderá ser utilizado para investigar a ocupação de uma TMA* num instante singular, tendo o potencial de ser utilizado para prever a ocupação futura. Poderia também ser usável por um Controlador de Tráfego Aéreo em prever uma futura sobre-ocupação e portanto ser capaz de a prevenir. É por isso que existe um interesse em saber a cada instante uma estimativa de quantas aeronaves estão numa TMA específica. A idéia por detrás deste assunto foi a de fazer uma abordagem de Teoria de Controlo de forma a que as ferramentas clássicas utilizadas noutros tópicos, tais como dinâmica de voo, pudessem ser aplicadas a este problema. Para que isso fosse possível eram necessárias noções de Network a par de fórmulas de navegação. Dados obtidos do sítio web www.localizatodo.com em conjunto com o Software Octave, permitiram a validação do modelo. As equações comportaram-se como deviam, fazendo este modelo aplicável a um cenário real, já que os dados utilizados de facto provêm eles mesmos de de um cenário real e não de um inventado. Este trabalho poderia ser utilizado como fundação para a implementação de um sistema de alerta aos Controladores de Tráfego Aéreo do estado de ocupação. Não só isso como também poderia ser um módulo num Controlador Automático de Espaço Aéreo e mesmo noutras aplicações ainda por considerar. Poderia até ser aplicado no tráfego de autocarros ou poderia ser extrapolado para muitos outros campos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3638
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cover.pdf294,39 kBAdobe PDFVer/Abrir
dissertation.pdf408,32 kBAdobe PDFVer/Abrir
attached_article.pdf338,81 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.