Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3639
Título: Aplicação de metodologias Lean em aeronáutica
Autor: Ferreira, José Luís Serra
Orientador: Saúde, José Manuel Lourenço da
Soares, Nuno
Palavras-chave: Manutenção aeronáutica - Metodologia Lean
Aeronáutica - Metodologia Lean - Avaliação
Aeronáutica - Metodologia Lean - Optimização
Data de Defesa: 2011
Resumo: A presente dissertação de mestrado tem como principal tema a aplicação e o impacto da aplicação da metodologia lean no seio da empresa de manutenção aeronáutica Transportes Aéreos Portugueses Manutenção e Engenharia (TAP ME), Lisboa. A área responsável pela realização de projectos-piloto no âmbito do lean é a área de Melhoria Contínua pertencente ao departamento de Transformação Organizacional cujo coordenador é o Eng.º Nuno Soares. A dissertação iniciou-se com um estudo sobre a metodologia lean através de uma revisão bibliográfica, revisão, essa, que consistiu na realização de um contexto histórico do lean seguido do estudo das técnicas e ferramentas utilizadas. Finalizada a revisão bibliográfica foi efectuada uma apresentação da TAP ME e do departamento de Transformação Organizacional, sendo dado mais enfoque à área de Melhoria Contínua, onde foram abordas metodologias trabalho e a sua evolução dentro da TAP ME. Por fim, foi acompanhado um projecto-piloto relacionado com o que se designa de Ground Support Equipment (GSE). Este acompanhamento teve como principal objectivo analisar os resultados da aplicação da metodologia Lean nos GSE. No entanto, pela grandeza do projecto-piloto em causa este não se encontra finalizado à data de conclusão da dissertação. Nesta altura encontra-se realizado um inventário real e completo dos GSE presentes na TAP ME. Para além do inventário foi criada uma lista de necessidades por hangar, check e frota. Por fim, foi criada uma matriz “Necessidades Versus Existências” que correlaciona existências e aplicabilidades com as necessidades nos cenários (mais críticos e comuns), com as devidas combinações de equipamentos por hangar, frota e check.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3639
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

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