Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3645
Título: Determinação de rotas aéreas com base em análise multicritério de apoio à decisão
Autor: Raposo, Bruno Miguel de Melo
Orientador: Silva, Jorge Miguel dos Reis
Palavras-chave: Transporte aéreo - Globalização
Rotas aéreas - Análise multicritério - Apoio à decisão
Rotas aéreas - Critérios de selecção
Companhias de aviação - Custos operacionais
Companhias de aviação - Custos não operacionais
Companhias de aviação - Mercado low cost
Data de Defesa: 2008
Resumo: O impacto da Globalização no Transporte Aéreo reflecte-se em mercados de forte interactividade e implica para ambos, aeroportos e companhias de navegação aérea, a assumpção de novos conceitos de negócio alicerçados em vantagens competitivas que os distingam da respectiva concorrência. O Transporte Aéreo interage num mercado Global onde coexistem cada vez mais factores que podem influenciar o seu sucesso. Este trabalho procura: em primeiro lugar identificar e ponderar os factores que mais podem vir a influenciar a eficácia de um operador e a relação cliente/transportadora; e, em segundo lugar, obter um critério objectivo que, agregando aqueles factores, descreva o(s) modelo(s) de operação sutentável(eis) dentro de rotas aéreas de vários tipos. Procura-se então estabelecer uma comparação quantitativa entre um operador virtual e seus concorrentes (reais) dentro de uma rota aérea, avaliando o que é de facto uma rota óptima (em termos de competitividade) para a operação do operador virtual. Esta tese alicerça-se em análises feitas a algumas companhias aéreas, suas formas de operar e visões de mercado, tendo como base a utilização da Análise Multicritério de Apoio à Decisão, isto é, vários critérios de decisão – preço, tipo de rota, tipo de frota, frequência do serviço, serviço a bordo, análise de mercado, factores socioeconómicos, investimento em marketing, etc. (agregados posteriormente num único critério obtido por soma ponderada) avaliados, por sua vez, sob ópticas distintas (ganho de quota de mercado, aumento de produtividade, aumento de lucros, etc.).
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3645
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Bruno Raposo.pdf4,29 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.