Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.6/3661
Título: Controlo de altitude na fase de reentrada atmosférica
Autor: Gonçalves, Marlene
Orientador: Bousson, Koumana
Palavras-chave: Veículos aeroespaciais - Reentrada na atmosfera
Reentrada na atmosfera - Tipologias
Reentrada na atmosfera - Controlo - Metodologias
Reentrada na atmosfera - Controlador de trajectória
Data de Defesa: 2010
Resumo: A fase de reentrada na atmosfera terrestre é o movimento dos veículos aeroespaciais, provenientes do espaço exterior, que entram na atmosfera. Realizando uma trajectória de um ponto inicial x0 até um ponto final xf . Sendo, também, a fase final da vida de um satélite ou de um corpo que orbitou a Terra. É a parte mais crítica de uma missão espacial, principalmente quando envolve seres humanos. Nesta fase, é necessário ter uma especial atenção perante a velocidade e a altitude. Pois, estas são muito elevadas, requerendo uma maior precisão para diminuir o risco da reentrada. Neste trabalho, é simulado a dinâmica e navegação de um modelo de voo não linearizado nem controlado, de um certo veículo aeroespacial. Verificando que era necessário projectar um controlador para o mesmo modelo realizar a trajectória pretendida, levando o veículo de (x0) até (xf ), dentro de um certo domínio K. De seguida, projectou-se dois controladores (LQR e Controlador de Trajectória) comparando os seus resultados, e simulou-se a dinâmica e navegação de um modelo já linearizado, e controlado pelo controlador de trajectória onde a latitude e a longitude variam pouco, devido a x0 ser próximo de xf . O que transmite que a reentrada é realizada num só plano mantendo praticamente estas duas coordenadas, pois a velocidade da rotação da Terra é muito pequena em relação à velocidade do veículo, podendo ser desprezada. Os resultados obtidos transmitem que controlando a altitude é possivel controlar as restantes variáveis, pois estão interligadas. O que contribui para uma reentrada do veículo segura.
URI: http://hdl.handle.net/10400.6/3661
Designação: Dissertação apresentada à Universidade da Beira Interior para a obtenção do grau de mestre em Engenharia Aeronáutica
Aparece nas colecções:FE - DCA | Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.PDF1,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.